Tombense - Placar ao Vivo, Resultados, Jogadores e Notícias
Esta é a página do Tombense Futebol Clube, onde você encontra tudo sobre o time do interior de Minas Gerais.
Aqui, você acompanha jogos ao vivo em tempo real, os últimos resultados, além de ficar sabendo tudo sobre os jogadores e sobre as notícias mais quentes do time.
Neste texto, abordaremos a história do Tombense, seus principais títulos e ídolos, além de curiosidades e informações imperdíveis sobre o clube mineiro.
Continue conosco e não perca nenhum detalhe sobre o Tombense!
História do Tombense: Do Amador ao Profissional
Nesta seção, exploraremos a história do Tombense desde sua fundação até os dias atuais.
Fundado como um clube amador, o Tombense permaneceu assim até a virada do milênio, quando começou sua trajetória no futebol profissional.
Apesar de ter uma história recente como um clube profissional, o clube já conseguiu alguns feitos impressionantes, como um título e um vice-campeonato nacional e um vice-campeonato estadual.
Acompanhe conosco esse caminho de crescimento do clube, desde suas origens até chegar ao patamar em que o Tombense hoje se encontra.
Jovens Apaixonados: Como Tudo Começou
O Tombense foi fundado em setembro de 1914, na cidade de Tombos, interior de Minas Gerais, por um grupo de jovens de 13 e 14 anos apaixonados por futebol. O pai de um deles, o Senhor Vieira, é conhecido como o fundador do clube.
O clube atuou de forma amadora por 84 anos, participando de competições regionais e amistosos.
Em 1935 conseguiu seu único título desta era, o troféu da Zona da Mata Mineira, ao derrotar o Tupi de Juiz de Fora.
Um dos aspectos curiosos sobre a fundação do Tombense é que, nas primeiras décadas, o campo de jogo era improvisado e de qualidade baixíssima, com um desnível de aproximadamente 4 metros entre os gols.
Isso não foi problema para o time, que utilizava dessa característica do campo para tirar vantagens de seus adversários.
O clube permaneceu atuando como amadores até 1999, construindo aos poucos uma base de fãs na pequena cidade de Tombos. Com a profissionalização, esses torcedores se entregaram ao time para apoiá-lo nos próximos desafios.
Quem Foram os Fundadores do Tombense?
O Tombense foi fundado por um grupo de jovens entre 13 e 14 anos que eram apaixonados pelo futebol e moravam na cidade de Tombos, no interior de Minas Gerais.
Como os meninos eram menores de idade, quem ficou responsável e ficou marcado na história como fundador do clube foi o Senhor Vieira, pai de uma das crianças.
Nesse contexto, no dia 7 de setembro de 1914, o Senhor Vieira atendeu o pedido dos jovens e fundou o Tombense Futebol Clube.
Como Era o Mundo Quando o Tombense Surgiu
Em 1914, quando o Tombense foi fundado, o mundo estava vivendo grandes mudanças sociais e políticas, como o começo da Primeira Guerra Mundial, que afetou a prática de futebol pelo mundo, interrompendo campeonatos em diversos países.
No Brasil, onde as competições continuaram, o futebol ainda estava em processo de organização, em uma década que muitos clubes grandes do país estavam sendo fundados e se estruturando.
O time atuou como equipe amadora nas oito décadas seguintes à sua fundação. Nesse período, conquistou o seu primeiro título amador em 1935 no campeonato Zona da Mata Mineiro.
O clube jogava em um campo irregular e de condições precárias, muito por conta do problema de falta de recursos financeiros que os times de cidade pequena passavam.
Foi apenas em 1999 que o Tombense foi se profissionalizar, ao firmar parceria com a Brazil Soccer e os empresários Eduardo Uram e Lane Mendonça Gaviolle. O time se tornou um clube-empresa, trazendo investimentos e uma gestão mais profissional.
Dessa forma, o clube passou a disputar o campeonato estadual e jogar por vagas nos campeonatos nacionais, nos quais conseguiu participar nos anos seguintes.
Campeonato Brasileiro Série D: A Primeira Glória do Tombense
Em 2014, apenas 15 anos após sua profissionalização, o Tombense conquistou o seu primeiro e único título nacional de sua história, o Campeonato Brasileiro Série D.
Esse feito contribuiu para uma ascensão do clube no cenário nacional, consolidando uma rápida reconstrução do time graças à gestão como clube-empresa. O título fez com que o Tombense subisse de divisão e brigasse por mais nos anos seguintes.
O time teve Daniel Amorim como seu artilheiro, atacante que foi peça fundamental para a ótima campanha do clube. Além dele, Joílson ficou marcado como o jogador que mais atuou pelo time durante a competição.
Depois de passar em primeiro na fase de grupos, o Tombense eliminou Metropolitano, Moto Clube e Confiança para chegar à final do torneio e enfrentar o Brasil de Pelotas.
A final foi extremamente acirrada, disputada em dois jogos, nos quais as duas partidas terminaram 0 a 0. Nesse contexto, o jogo foi para a decisão por pênaltis, onde o Tombense venceu por 4 a 2 e conseguiu o feito inédito em sua história.
Daniel Amorim: O Primeiro Ídolo do Tombense
O primeiro grande ídolo do Tombense foi Daniel Amorim, atacante que atuou no clube entre 2013 e 2018, além de uma breve passagem em 2021.
Um dos grandes feitos que deram status de craque à Daniel Amorim foi que o jogador se estabeleceu como o artilheiro do time que foi campeão do Campeonato Brasileiro Série D em 2014.
Ao todo, são 119 jogos pelo Tombense e 54 gols marcados, com média de quase 1 gol a cada 2 partidas.
Anos 2020: A Era de Ouro
A década de 2020 marca o melhor período da história do Tombense, na qual o clube conseguiu consolidar sua ascensão no futebol brasileiro.
Embora o único título nacional do time, o Campeonato Brasileiro Série D, tenha sido conquistado na década anterior, foi a partir de 2020 que o Tombense conseguiu o seu maior número de resultados relevantes e ganhou maior destaque no Brasil.
Em 2020, o Tombense conseguiu um feito inédito ao se tornar vice-campeão da primeira divisão do Campeonato Mineiro, perdendo a final para o Atlético-MG, um gigante do país, com um placar agregado de 3 a 1.
Nesse mesmo ano, o clube venceu o Campeonato Mineiro do Interior, garantindo vaga na Recopa Mineira. Esse feito se repetiria no ano seguinte. Nos dois anos em que disputou a Recopa, o clube conseguiu conquistar o troféu da competição.
No ano de 2021, o Tombense conseguiu outra grande campanha e se tornou vice-campeão da Série C. Isso fez com que o clube disputasse a Série B do Brasileirão pela primeira vez em sua história, uma divisão muito competitiva e que inclui alguns dos clubes mais tradicionais do país.
Essa participação aumentou a visibilidade do time e consolidou seu crescimento, sendo agora capaz de competir com alguns dos melhores clubes do Brasil.
Anos 2000: Desafios Pós-Profissionalização
A década de 2000 foi um período de grandes desafios para o Tombense, que tinha acabado de se profissionalizar, em 1999.
Embora o clube tenha feito melhorias em sua infraestrutura, incluindo a reforma do seu campo precário e a construção de um ambiente de concentração, não teve como o clube fugir das dificuldades dentro de campo.
Em 2000, o Tombense participou pela primeira vez do Campeonato Mineiro, estreando na terceira divisão. A participação não foi das melhores, mas o desempenho já era esperado por conta da adaptação do clube ao novo patamar que se encontrava.
Em 2002, o clube conseguiu conquistar a terceira divisão do campeonato estadual pela primeira vez, o que fez o time disputar o Módulo II no ano seguinte.
No entanto, a ascensão apresentou novas dificuldades ao clube, que foi rebaixado novamente dois anos depois. O principal objetivo do clube, a partir daí, era buscar o crescimento através de estabilidade nos campeonatos que disputava.
Em 2009, o Tombense ficou em segundo lugar na terceira divisão do estadual e conseguiu novamente o acesso ao Módulo II. Desde então, o clube nunca mais foi rebaixado nesta competição.
O Tombense nos Dias de Hoje
Depois de se profissionalizar na virada do milênio, o Tombense conseguiu alcançar ótimos resultados nos campeonatos estaduais e nacionais que disputou.
Em 2020, o clube foi o vice-campeão mineiro depois de terminar a primeira fase em primeiro lugar, mostrando que consegue brigar com os principais times de Minas Gerais. A final foi perdida para o Atlético-MG em um placar agregado de 3 a 1.
No ano seguinte, o Tombense alcançou outro feito inédito ao conquistar o vice-campeonato da Série C do Campeonato Brasileiro, o que possibilitou o acesso à Série B pela primeira vez em sua história.
Em 2022, na disputa da segunda divisão nacional, o clube teve uma campanha razoável, mas conseguiu permanecer na competição no ano seguinte. Já em 2023, o rebaixamento foi inevitável e a equipe voltou a disputar a Série C.
Mesmo assim, esses resultados nas últimas temporadas mostram que o Tombense hoje é um clube em ascensão e tenta escrever uma história de sucesso no futebol brasileiro.
Os Grandes Rivais
Ao longo de sua história, o Tombense desenvolveu algumas rivalidades com clubes de Minas Gerais, principalmente do interior do estado.
A seguir, conheça um pouco mais da rivalidade do Tombense com Boa Esporte, Tupi e América-MG.
Boa Esporte: O Principal Rival
O Boa Esporte é um dos principais rivais do Tombense, muito por conta da questão geográfica, já que ambos os clubes são do interior de Minas Gerais.
As equipes já se enfrentaram em diversas ocasiões na Série C do Campeonato Brasileiro, no Campeonato Mineiro e no Campeonato Mineiro do Interior.
Ao todo, os clubes já se enfrentaram 17 vezes, com cinco vitórias para cada lado e sete empates.
Tupi: O Inimigo do Interior
O Tupi, de Juiz de Fora, é um dos grandes rivais do Tombense no futebol mineiro. Esse é mais um clássico do interior de Minas Gerais, na qual as duas cidades (Tombos e Juiz de Fora) são mais próximas do Rio de Janeiro do que de Belo Horizonte.
A rivalidade entre os clubes se deu principalmente por disputas no Campeonato Mineiro Módulo II e no Campeonato Mineiro do Interior. Em nível nacional, as equipes já travaram alguns duelos na Série C do Campeonato Brasileiro.
Essa rivalidade é um dos marcos do futebol mineiro e que mostra a competitividade dos clubes do interior do estado.
América-MG: Reflexo de 2020
A rivalidade entre Tombense e América-MG é uma das mais acirradas do time de Tombos com clubes da capital Belo Horizonte.
Esse confronto se intensificou recentemente, quando o Tombense passou a disputar a primeira divisão do Campeonato Mineiro.
Em 2020, a rivalidade esteve em alta por conta da campanha das equipes no Estadual. Ambos os times alcançaram o primeiro e segundo lugar da primeira fase da competição, desbancando outras equipes favoritas. No fim do torneio, o Tombense se tornaria vice-campeão.
As Maiores Conquistas do Tombense
Campeonato Brasileiro – Série D | 1 | 2014 |
Recopa Mineira | 2 | 2021 e 2022 |
Campeonato Mineiro – 2ª Divisão | 2 | 2002 e 2006 |
Campeonato Mineiro do Interior | 4 | 2013, 2020, 2021, 2024 |
Taça Inconfidência | 1 | 2023 |
O maior título da história do Tombense é o do Campeonato Brasileiro Série D 2014. Até hoje, esse é o único título nacional do clube.
Além dele, o clube conquistou o vice-campeonato da Série C em 2021, e da primeira divisão do Campeonato Mineiro em 2020.
Os Maiores Craques do Tombense
Mesmo que tenha se profissionalizado há pouco tempo, alguns jogadores já conseguiram se tornar ídolos do Tombense e marcar o nome como craque da história do clube.
A seguir, conheça um pouco mais de Darley, Felipe Garcia e Rubens.
Darley: O Goleiro Campeão
Darley Ramon Torres é um dos grandes ídolos do Tombense, que atuou como goleiro entre 2014 e 2018 pelo clube.
Logo no ano que chegou no time, Darley conseguiu ótimas atuações pelo Tombense, sendo fundamental para a conquista do Campeonato Brasileiro Série D naquele ano, o único título nacional da história da equipe.
Com cinco anos de clube, o goleiro participou de 137 jogos e se tornou um dos jogadores que mais vezes vestiu a camisa vermelha e branca.
Felipe Garcia: O Segundo Guardião
Felipe Garcia é outro goleiro do Tombense que conseguiu destaque no clube e se tornou ídolo do Gavião-Carcará.
Felipe chegou ao Tombense em 2019 e teve a difícil missão de substituir Darley, que tinha marcado o nome na história do clube. Mesmo assim, o jogador conseguiu se firmar como titular e hoje é o jogador com maior número de jogos na história do time.
Pelo Tombense, Felipe Garcia conquistou o vice-campeonato do Brasileirão Série C em 2021, e do Campeonato Mineiro em 2020, alguns dos maiores feitos do clube.
Rubens: O Artilheiro Mineiro
Outro jogador que passou pelo Tombense e se destacou como um dos craques do clube foi o atacante Rubens. O atleta chegou ao time em 2018, mas foi emprestado nas duas primeiras temporadas, retornando em 2020.
Na temporada 2020, Rubens marcou 13 gols pelo Tombense, sendo o artilheiro do time e do Campeonato Mineiro, no qual o clube conseguiu um feito histórico ao se tornar vice-campeão.
Na temporada seguinte, Rubens foi mais uma vez o artilheiro do time, em uma campanha que deu o vice-campeonato do Brasileirão Série C e logo o tão sonhado acesso à Série B.
O Escudo do Tombense: Modernização da Flâmula
O escudo do Tombense é um grande símbolo de identidade do clube com os torcedores. O desenho atual foi lançado em janeiro de 2015 em comemoração aos 100 anos de clube, que foi fundado em 1914.
O design apresenta o tradicional losango com a sigla “TFC” em vermelho, representando as iniciais do nome do clube, dentro de um emblema circular de fundo branco onde está escrito “Desde 1914”.
No contorno vermelho do círculo, o nome do time “Tombense Futebol Clube” está presente, assim como a cidade do clube “Tombos – MG”, na intenção que os torcedores se identifiquem ainda mais com a equipe.
O atual desenho é mais moderno que o anterior, reflexo das conquistas do clube, que ganhou o Campeonato Brasileiro Série D no ano de seu centenário.
A Mudança Centenária: Como o Escudo do Tombense Evoluiu
O escudo original do Tombense, lançado no momento de fundação do clube, em 1914, apresentava apenas um design simples, mas como foi utilizado durante 1 século, ficou conhecido no cenário do futebol brasileiro.
Esse antigo escudo apresentava um desenho em losango com fundo branco, com as iniciais “TFC”, de Tombense Futebol Clube, em vermelho.
Na comemoração dos 100 anos do clube, logo após a conquista do Campeonato Brasileiro Série D, o Tombense lançou um novo escudo.
O novo design apresenta o tradicional losango dentro de um emblema circular no qual está presente o nome, ano de fundação e a cidade do clube.
Gavião-Carcará: O Mascote do Tombense
O mascote do Tombense é o Gavião-Carcará, uma ave conhecida por sua habilidade em descer rapidamente para capturar suas presas.
Esse animal foi escolhido como mascote do clube em 1964, meio século após a fundação do time. A escolha foi inspirada em uma característica do campo do Tombense, no qual existia um desnível de aproximadamente 4 metros entre os gols.
Isso fazia com que o time mineiro conseguisse explorar ataques com mais intensidade no segundo tempo, aproveitando o desnível ao seu favor para tentar chegar ao gol adversário com mais perigo em momentos decisivos, o que quase sempre dava certo.
Nesse contexto, um torcedor do clube adotou o Gavião-Carcará como mascote do clube, o que foi bem aceito pelos demais torcedores e membros do clube. Atualmente, o próprio Tombense tem o apelido de “O Gavião-Carcará”.
A característica predatória e ágil do animal passaram a representar a garra do clube em sua trajetória, se tornando um grande símbolo de força do time.
Uniformes do Tombense que Marcaram História
Os uniformes do Tombense já sofreram muitas variações criativas ao longo dos anos, sempre mantendo as cores tradicionais do clube: branco e vermelho.
O uniforme principal do Tombense é composto por uma camisa branca com detalhes vermelhos e short branco, enquanto o segundo uniforme é o inverso, com camisa e short vermelhos e detalhes brancos.
Em algumas temporadas, o clube experimentou algumas variações, com listras verticais, diagonais, e até um design quadriculado em vermelho e branco, lembrando o uniforme da Croácia.
A camisa que mais impactou a história do Tombense foi a usada na conquista do Campeonato Brasileiro Série D, em 2014. O uniforme era o branco, com uma fina listra vermelha na horizontal e na vertical, que se interceptavam na altura do peito esquerdo.
Até hoje esse é o uniforme mais marcante do Tombense, que marcou o único título nacional da história do clube.
Mantenha-se Sempre Atualizado com as Novidades do Tombense
Nesse artigo abordamos tudo sobre o Tombense: a história, as maiores conquistas, os ídolos e os grandes rivais do clube.
Para ficar por dentro de todas as novidades do time e acompanhar todos os detalhes do clube, convidamos você a se cadastrar no Futebol Hoje.
Aqui, você assiste jogos ao vivo, vê todos os resultados do campeonato, as análises sobre as partidas e as últimas notícias, além de conhecer melhor os jogadores do time.
Se você deseja se manter atualizado sobre tudo o que acontece com o seu time do coração e os rivais, em nossa página você encontrará tudo o que precisa, com todo o conteúdo em um só lugar.
Não perca tempo e se junte a outros fanáticos por futebol!
Perguntas Frequentes
Na seção de FAQ, responderemos às principais perguntas feitas pelos usuários do Futebol Hoje sobre o Tombense.
Quando é o próximo jogo do Tombense?
A data do próximo jogo ainda não está definida.
Onde assistir ao jogo do Tombense?
Atualmente, os jogos do Tombense na série C podem ser assistidos pelo DAZN (Streaming), Nosso Futebol (TV Fechada e Youtube), Nosso Futebol+ (Pay Per View) e Zapping TV (TV Fechada e Streaming), além de outras plataformas que contam com o recurso de livestreaming.
Confira na página do Futebol Hoje os detalhes para acompanhar cada partida!
Qual o maior ídolo da história do Tombense?
O maior ídolo da história do Tombense é Daniel Amorim. O jogador foi um atacante que atuou no clube entre 2013 e 2018, onde é o maior artilheiro da história do time e conquistou o Campeonato Brasileiro Série D.
Quais os maiores títulos do Tombense?
O maior título do Tombense foi conquistado no Campeonato Brasileiro Série D 2014. Esse é o único título nacional do clube. Além desse feito, o time já foi vice-campeão da Série C 2021 e do Campeonato Mineiro 2020.