Figueirense - Placar ao Vivo, Resultados, Jogadores e Notícias
O Figueirense é um dos principais campeões catarinenses, colecionando títulos estaduais ao lado de ídolos do futebol nacional.
Acompanhe a história, conheça os maiores títulos e descubra tudo que faz o Alvinegro ser um dos maiores destaques do futebol sulista na atualidade.
No Futebol Hoje, você confere os últimos resultados e notícias dos jogos, além de acompanhar os jogos em tempo real. Continue com a gente!
História do Figueirense: O início do Alvinegro
No início do século XX, um grupo de amigos, entusiastas do futebol, se reunia para criar um novo time para a capital Catarinense, que via o declínio dos principais grêmios da época. Em poucos dias, nasceu o Figueirense.
O que o grupo de amigos não imaginava é que, hoje, o clube seria um dos principais campeões estaduais, com mais de 18 vitórias no Campeonato Catarinense.
Atualmente, o centenário Figueira é o segundo time mais antigo de Florianópolis, colecionando uma história recheada de conquistas nacionais e até internacionais.
Nesta seção, vamos entender como começou a história do Alvinegro, como também é chamado.
Praça XV de Novembro: Como Tudo Começou
Em Floripa, o início do século XX é marcado pelo declínio dos principais clubes de futebol da região, mas um grupo de entusiastas que se reuniam para remar e jogar bola decidiram que era hora de criar um novo clube.
Ao se reunirem na Praça XV de Novembro, nas intermediações do Bairro da Figueira, os amigos traçaram todos os pontos importantes para a criação de um novo time, e João Savas Siridakis, mais conhecido como Janga, sugeriu “Figueirense”.
Os encontros aconteciam frequentemente, e eram definidos todos os detalhes, como o nome, cores do clube e os cargos da primeira diretoria, com isso, a data marcada para a inauguração seria dia 12 de Junho de 1921.
Um dos amigos dos inauguradores, Ulisses Carlos Tolentino, cedeu a sua casa na Rua Padre Roma para que fossem tomadas as últimas tratativas que dariam início à sociedade batizada de “Figueirense Foot Ball Club”.
Em sua última reunião, os sócios definiram as posições da primeira diretoria, e convidaram João dos Passos Xavier como o primeiro presidente do Figueirense.
Quem Foram os Fundadores do Figueirense?
Apesar do trabalho coletivo, o grande idealizador da criação de um novo clube foi Jorge Albino Ramos, que mais tarde seria o 1º tesoureiro do time.
Como um grande amante do futebol, Jorge se preocupava com o futuro do esporte catarinense, e propôs aos seus amigos a criação de um novo clube.
Após a criação do time, os cargos que ficaram definidos foram:
- Presidente: João dos Passos Xavier;
- Vice-Presidente: Heleodoro Ventura;
- 1º Secretário: Balbino Felisbino da Silva;
- 2º Secretário: Jorge Felisbino da Silva;
- 1º Tesoureiro: Jorge Albino Ramos;
- 2º Tesoureiro: Jorge Araújo Figueiredo;
- Orador: Trajano Margarida;
- Guarda Esporte: Higino Ludovico da Silva.
Como Era o Mundo Quando o Figueirense Surgiu
A capital Catarinense enfrentava uma decadência em times, com o desaparecimento do Grêmio Anita Garibaldi, um dos principais clubes da época.
A profissionalização de atletas e clubes só foi possível em 1933, até lá, o Figueirense – e todos os demais times – eram considerados amadores. Vale lembrar que a chegada do futebol ao Brasil ainda era bastante recente.
Foi somente na década de 20, por exemplo, que negros poderiam jogar, até então, o esporte era dominado pela aristrocacia da época.
Com a popularidade do futebol no início do século XX, foram surgindo cada vez mais várzeas e somente com a profissionalização do esporte o futebol passou a ter aderência da grande massa.
Por isso, é de se entender que os idealizadores do Figueirense precisaram agir ao notar que os poucos clubes da cidade se tornavam cada vez mais escassos ao passo que nos demais lugares mais e mais clubes iam surgindo.
Campeonato Catarinense: A Primeira Glória do Figueirense
Onze anos após a sua fundação, o Figueirense ganharia o seu primeiro título no Campeonato Catarinense.
Os anos 30 ficaram marcados como os grandes anos dourados do Alvinegro, que ganhou todos os campeonatos estaduais em que participou durante a década, sendo o primeiro time tricampeão do Campeonato Catarinense.
Ao todo, foram 5 títulos de campeão estadual nos anos 30, o primeiro em 1932, depois em 35, 36, 37 e, por último, em 1939.
Outra conquista do clube foi a adesão de 200 sócios torcedores durante a década, o que mostrava que o time se tornava ainda mais popular com o passar dos anos.
Na final do Catarinense de 39, o Figueira venceu por 5 a 3 o Pery Ferroviário (Mafra).
Calico: O Primeiro Ídolo do Figueirense
Carlos Moritz, também conhecido como Calico, foi o primeiro grande ídolo do Figueirense, o jogador vestiu a camisa Alvinegra por 12 longos anos, sendo um dos atletas que mais permaneceram no clube.
Calico participou de todas as partidas do Alvinegro durante a década de 30, marcando cerca de 94 gols durante a sua passagem no time.
Além de Carlos, os seus irmãos Décio, Nery e Sidney Moritz também jogaram no último campeonato da década.
O Alvinegro foi o único time pelo qual Calico jogou antes de se aposentar dos gramados.
Anos 90 e 2000: A Era de Ouro
Os anos 90 marcaram grandes vitórias para o Alvinegro, que “fechou o século XX” com chave de ouro, ganhando a sua 10º taça do Campeonato Catarinense.
A campanha nos anos 90 foi excelente, e rendeu ao Figueira a sua primeira – e até o momento, única – vitória internacional, com a Copa Mercosul de 1995.
Em 1996 o Figueirense conquista o título no Supercampeonato Catarinense, além de também ser vitorioso na Copa Santa Catarina nos anos 1990 e 1996.
Apesar dos anos 30 serem considerados os grandes anos dourados na história do Figueirense, o início do século XXI não fica para trás, muito pelo contrário, o Alvinegro conquistou 5 vezes o Campeonato Catarinense.
O Figueira levantou a taça nos anos 2002, 03, 04, 06 e 2008, e foi vice-campeão do Brasileirão Série B e da Copa do Brasil, onde perdeu por apenas 1 ponto contra o Fluminense do Rio de Janeiro.
Anos 2020: O Retorno à Série C
Após décadas recheadas de vitórias, o Figueirense se depara com o rebaixamento pela primeira vez desde 1999.
No ano que marca o início de uma crise mundial, o time do povo de Santa Catarina sofre um rebaixamento ao perder para o Juventude, na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro na Série B, retornando à Série C.
Em 2020 o Alvinegro passa por uma grande crise financeira, que foi agravada pela pandemia e, por isso, a comemoração do centenário em 2021 foi emocionante, mas tímida, devido às restrições sanitárias.
No mesmo ano, o Figueira foi o primeiro time que teve o seu pedido de Recuperação Extrajudicial homologado, criando logo em seguida a sua SAF, com propósito de gerir as atividades do time.
Em 2023 o Figueirense viu o fantasma do rebaixamento mais uma vez, ficando em 16º na Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro, salvo na última partida pela defesa de seu goleiro, que impediu o rebaixamento.
O Figueirense Nos Dias de Hoje
Hoje, o Figueirense não está em um dos seus melhores momentos, mesmo que em 2021 o clube venceu a Copa Santa Catarina e a Recopa Catarinense em 22, o Alvinegro está com dificuldades de permanecer entre os G-4 na temporada atual.
Além disso, em 2024, o clube é eliminado nas quartas de final do Campeonato Catarinense, ficando em quarto lugar no ranking ao perder para o Barra.
Com a campanha desfavorável na temporada de 2023, o Figueira precisa se movimentar para evitar um novo susto pelo quase rebaixamento, para isso, será preciso evitar ficar no meio da tabela, como vem acontecendo.
Os Grandes Rivais
Com mais de cem anos de história, é normal pensar que o Figueirense teria alguns rivais clássicos em sua jornada.
A seguir, falaremos sobre os principais adversários do clube!
Avaí: Cem anos do Clássico de Florianópolis
O Clássico de Florianópolis é a denominação para um confronto entre os times de maior torcida da capital, Figueirense vs Avaí.
Confronto que data cem anos, tendo início em 1924 no Torneio Início daquele ano, onde o Figueirense venceu o Avaí por 1 a 0, desde então foram mais de 430 confrontos entre os dois times.
O clássico reúne milhares de torcedores em todas as partidas, uma vez que ambas as equipes são conhecidas por terem as maiores torcidas da região.
Criciúma: Mais Disputas no Brasileirão
As duas equipes Catarinenses são as que mais colecionam participações no Brasileirão em todo o estado, ao todo são 17 participações no Figueira e 13 do Criciúma.
Ao todo, são mais de 188 jogos entre as duas equipes e, até o momento, eles já disputaram 4 finais do Campeonato Catarinense.
Joinville: Mais de 200 Confrontos
Entre os principais adversários do Alvinegro está o Joinville, ambos já disputaram mais de 200 partidas, sendo 5 vezes o Campeonato Catarinense.
Apesar do Joinville vencer o Campeonato em 1983 e 84, o Figueirense levou a melhor e deu o troco em 2006, 2014 e 15.
O Campeonato Catarinense sempre se destacou pelo equilíbrio e alternância de forças. Raramente há favoritos óbvios, e, da mesma forma que o Figueirense teve uma disputa forte com o JEC nos anos 80, nos anos 2000 a rivalidade da vez foi com a Chapecoense.
As Maiores Conquistas do Figueirense
O Figueirense já ganhou dezenas de campeonatos, entre eles é possível citar os 18 títulos do Campeonato Catarinense.
Veja abaixo a tabela com os títulos do Figueirense:
Campeonato | Títulos | Ano |
Campeonato Catarinense | 18 | 1932, 1935, 1936, 1937, 1939, 1941, 1972, 1974, 1994, 1999, 2002, 2003, 2004, 2006, 2008, 2014, 2015 e 2018 |
Copa Santa Catarina | 3 | 1990, 1996 e 2021 |
Recopa Catarinense | 2 | 2019 e 2022 |
Supercampeonato Catarinense | 1 | 1996 |
Taça Santa Catarina | 1 | 1986 |
Torneio Início do Campeonato Catarinense | 1 | 1924 |
Campeonato Citadino de Florianópolis | 13 | 1932, 1933, 1935, 1936, 1937, 1939, 1941, 1950, 1954, 1955, 1958, 1959 e 1965 |
Torneio Início de Florianópolis | 12 | 1924, 1927, 1932, 1941, 1947, 1948, 1949, 1950, 1951, 1959 e 1961 e 1962 |
Torneio Mercosul | 1 | 1995 |
Torneio de Paranaguá | 1 | 1951 |
Torneio cidade de Florianópolis | 3 | 1921, 1922 e 1923 |
Os Maiores Craques do Figueirense
O Figueirense possui inúmeros ídolos notáveis que fizeram história no futebol catarinense e brasileiro. Alguns dos nomes estão destacados a seguir!
Fernandes: O maior ídolo
Rodrigo Fernandes Valete, ou Fernandes, é um dos maiores jogadores do Figueirense, colecionando mais de 403 jogos com a camisa Alvinegra.
Foi um dos jogadores que mais permaneceu tempo no clube, com 13 anos atuando pelo time, e colecionando mais de 108 gols em sua passagem.
É inegável que Fernandes é o maior artilheiro da história do Figueira, sendo o maior ídolo do time.
Albeneir: Terceiro Maior Artilheiro
Albeneir Marques Pereira, foi o terceiro maior artilheiro do Figueirense, atrás somente de Fernandes e Calico. Ao todo, foram 93 gols realizados com a camisa do Alvinegro em suas 221 partidas.
Em 1983, vestindo a camisa do time, Albeneir ganhou a Taça Mané Garrincha, por marcar 23 gols no Campeonato Catarinense daquele ano.
Pinga: Vestiu mais Vezes a Camisa
Mais conhecido como Pinga, Airton Raul de Andrade foi o jogador que mais vestiu a camisa do Alvinegro, ao todo foram mais de 486 jogos entre os anos de 1971 a 1980.
Após a sua aposentadoria, vestindo a camisa do Figueira, Pinga se tornou auxiliar técnico do clube, onde ficou até 1997.
Por sua longa passagem no Figueirense, Pinga se tornou um dos principais ídolos do time.
O Escudo do Figueirense: Orgulho para milhares de Alvinegros
A primeira insígnia do Figueirense surgiu em 1921, desde então, o clube fez poucas modificações na estética do seu escudo.
O atual escudo do Figueirense foi definido em 1999, com o formato de um escudo e listras diagonais em branco e preto. Ao centro, há um círculo com uma figueira desenhada em verde ao centro, e as iniciais “F.F.C”.
O escudo do Figueira é um símbolo de sua formação, mantendo as cores originais, brancas e pretas.
Já a figueira ao centro representa a história do clube, que teve início no Bairro do Figueira em Florianópolis, que levou o nome devido a uma figueira centenária que marcava o bairro.
Cem Anos da Insígnia: Como o Escudo do Figueirense Evoluiu
Desde a formação do time, o escudo do Figueirense foi atualizado 8 vezes, se alterando conforme as conquistas do clube.
Os principais escudos são o clássico de 1921, simples, branco e preto com as iniciais do clube se sobrepondo, que permaneceu até 1940 sofrendo poucas alterações.
Após isso, as mudanças foram poucas, tanto em formato quanto nos elementos presentes na insígnia, sendo o de 1980 o mais diferente.
Neste, o símbolo atual ficava entre um outro escudo redondo, com as cores pretas e verde, com os dizeres “Figueirense F.C. Santa Catarina”.
Furacão: O Mascote do Figueirense
Os mascotes servem para reforçar os valores da marca e aproximar os seus torcedores. A primeira menção do apelido que se tornaria o seu mascote surgiu em 1951.
Após o Figueira ser campeão invicto do Torneio de Paranaguá, parte do hino oficial, o time resolveu criar o mascote Furacão, apelidado de Furacão do Estreito pela torcida do Alvinegro.
O Furacão é o único mascote que o Figueira possui em sua história, estando presente em todas as partidas do clube.
Uniformes do Figueirense que Marcaram História
O Figueirense possui diversos uniformes que marcaram história, começando pelo clássico com a camisa branca, lisa, e a bermuda preta.
Mas o mais tradicional e que teve mais versões é o clássico uniforme com listras verticais brancas e pretas, se diferenciando apenas na espessura entre elas.
Atualmente, o uniforme do Figueira segue o clássico listrado com as linhas em vertical de mesma espessura entre elas. A bermuda segue sendo preta, como era antigamente.
O escudo, como de costume, fica na altura do peito esquerdo.
Mantenha-se Sempre Atualizado com as Novidades do Figueirense
O Figueirense é um dos times sulistas que mais se destacam no cenário nacional, por isso, esta é somente uma parte da história do Alvinegro.
Neste artigo, você descobriu alguns grandes feitos que o clube conquistou neste último século, mas tem muito mais por vir.
Para ficar por dentro das novidades do Figueirense, sua classificação e acompanhar de perto o desenvolvimento e o desempenho da equipe, basta se cadastrar no Futebol Hoje.
Aqui, você acompanha todas as informações de cada partida, resultados e estatísticas para ficar por dentro do seu time do coração.
Perguntas Frequentes
Ainda tem alguma questão? Respondemos às principais dúvidas sobre o Figueirense a seguir!
Quando é o próximo jogo do Figueirense?
A data do próximo jogo ainda não está definida.
Onde assistir ao jogo do Figueirense?
Você pode assistir aos jogos do Figueirense na DAZN e na TV Zapping.
Para conferir todos os detalhes sobre as partidas do clube, basta acompanhar a página do Futebol Hoje.
Qual o maior ídolo da história do Figueirense?
Fernandes é o maior ídolo da história do Figueirense, com mais de 108 gols pelo time em 403 partidas.
Quais os maiores títulos do Figueirense?
O Figueirense é o maior campeão do Campeonato Catarinense, com 18 títulos no torneio.