História do Vitória: Início do Leão
O Vitória foi um dos primeiros times fundados no cenário brasileiro, em 1899, na Capital da Bahia, Salvador.
O nome se deve ao bairro da fundação, que aconteceu no tradicional Corredor da Victória, um dos bairros nobres da Capital Baiana.
Com uma história que já ultrapassa um século de duração, o time teve muitas conquistas e pontos altos durante a sua trajetória.
Pensando nisso, nos pontos a seguir vamos comentar detalhes importantes sobre a história do Vitória e, também, dados importantes sobre o Vitória hoje!
Club de Cricket Victória: Como Tudo Começou
O Esporte Clube Vitória tem uma origem um pouco diferente de outros times, já que inicialmente foi criado para ser um clube de Cricket, a modalidade mais comum à época.
Em 1899, o Cricket dominava as atenções dos baianos, no entanto, era um esporte extremamente restrito aos imigrantes ingleses, enquanto o público brasileiro se limitava a repor as bolas dentro de campo.
Para que pudessem finalmente jogar, alguns jogos decidiram criar o próprio Club de Cricket, que apenas alguns anos depois passou a ser um clube de futebol.
O nome do clube, inicialmente Victória, foi uma homenagem ao lugar em que os jovens fundadores viviam, e continua até hoje.
Apesar de ter feito muito sucesso no Cricket, o surgimento de um esporte diferente rapidamente conquistou as atenções, mudando o rumo do time que hoje é um dos mais reconhecidos da Bahia.
Quem Foram os Fundadores do Vitória?
O Club de Cricket Victória foi fundado por Artur Valente e Artêmio Valente, dois irmãos, ao lado de outros 17 jovens.
Os jovens faziam parte de uma tradicional família na Bahia, e passaram a jogar Cricket durante os seus estudos na Inglaterra.
Quando voltaram ao país, trouxeram na bagagem o gosto pelo esporte e, rapidamente, dadas as restrições dos jogos de Cricket que existiam, rapidamente criaram o próprio clube.
Anos depois, o Club passou a ser também um clube de Futebol, assim que a modalidade começou a ganhar popularidade entre os atletas brasileiros.
Como Era o Mundo Quando o Vitória Surgiu
A história do Vitória é uma das mais antigas do Futebol brasileiro.
O mundo do Futebol, em 1899, era muito diferente do que podemos observar hoje em dia, principalmente no que diz respeito à profissionalização relacionada ao Futebol.
Tanto os fundadores quanto os primeiros jogadores do Vitória eram amadores, na sua maioria estudantes, o que fazia com que não houvesse um rigor profissional relacionado ao esporte.
Além disso, inicialmente, o Esporte Clube Vitória era um clube voltado a muitas modalidades esportivas, não apenas o Futebol.
A profissionalização do Vitória, assim como a de outros times, só foi surgir décadas depois, o que fez com que o time, em um momento inicial, não conseguisse tantas grandes conquistas.
Campeonato Baiano: A Primeira Glória do Vitória
Após dois vice-campeonatos, os títulos do Vitória finalmente chegaram, conquistando o Campeonato Baiano em 1908.
Esse campeonato foi atípico, disputado apenas por 3 clubes.
No ano seguinte, novamente o Vitória foi o grande campeão, o que consagrou uma das melhores fases do time, mesmo na era do “amadorismo”.
Depois dessas vitórias, no entanto, o clube entrou em um período de “seca”, sem ganhar títulos por 42 anos, o que, sem dúvida, foi uma das piores partes da trajetória do time.
Vale lembrar que essa fase foi extremamente importante para a profissionalização do time, que alcançou novos patamares após esse período grande de jejum.
Cyridião de Araújo Viana: O Primeiro Ídolo do Vitória
Conhecido pela torcida como “Siri”, o jogador foi um dos maiores artilheiros do Vitória, com 132 gols, e um dos primeiros ídolos do Vitória.
O jogador nasceu na Bahia e conquistou, com a camisa rubro-negra, incontáveis títulos, além de ter sido artilheiro do Campeonato Baiano em 1943 e 1945.
Na famosa goleada de 9-1 que o Galícia sofreu para o Vitória, Siri foi responsável por 7 dos 9 gols, o que sem dúvida foi um marco para o jogador.
Além de ser um goleador implacável, o craque do Vitória também ficou conhecido pela beleza dos seus passes e dribles, que marcaram a história.
Anos 90: A Era de Ouro
Na história do Vitória, existem alguns momentos que podem ser memoráveis, principalmente após o período “amador” do time, já que não há títulos do Vitória entre 1910 e 1952, o que é um período muito grande na história de qualquer clube.
Nos anos 90, por exemplo, podemos destacar duas conquistas importantes do Leão da Barra: o vice-campeonato na Série A do Brasileirão de 1993 e, depois, o terceiro lugar em 1999.
Essas posições na principal competição brasileira trouxeram o clube da Bahia para os holofotes, ganhando uma representatividade que até então não existia.
Na Série B de 1992, o Vitória também foi o Vice-Campeão da Temporada, o que é mais um feito para o clube.
Depois, o Vitória, além de campeonatos estaduais, também conseguiu menções importantes, como um vice-campeonato na Copa do Brasil em 2010.
Em 2023, o clube foi, finalmente, campeão da Série B do Campeonato Brasileiro, o que faz com que volte à Série A com toda a força na temporada de 2024.
Anos 1910 a 1952: a Crise do Amadorismo do Vitória
No início do século XX, como era de supor, o Futebol no Brasil ainda não tinha um caráter extremamente profissional, e no Vitória não era diferente.
Todo o universo que envolvia o esporte ainda era muito novo, o que fazia com que fosse mais uma opção de entretenimento e menos uma atividade profissional.
Como já comentamos, o Esporte Clube Vitória foi fundado por alguns entusiastas do Cricket e, após alguns anos, acabou incorporando o Futebol, praticado em sua maioria também por jovens universitários, sem vínculos profissionais.
Apesar dessa fase inicial amadora ter sido importante para garantir a identidade do clube, foi um dos piores momentos da história em relação à conquista de títulos, após a conquista dos vice-campeonatos de 1906 e 1907 pelo Campeonato Baiano.
Entre os anos de 1910 e 1952, o clube enfrentou um grande jejum de títulos por muitos motivos.
Dentre eles, a falta de um cunho profissional à equipe, já que muitos jogadores abandonavam a equipe quando se formavam ou mesmo para irem para outros times mais profissionais naquela época.
O Vitória Nos Dias de Hoje
O rubro-negro continua sendo um dos times mais importantes do futebol Baiano, apesar de não ter tido um desempenho extremamente notável nos últimos anos no que diz respeito ao Campeonato Baiano.
O fim de 2023, no entanto, parece ter sido um dos melhores momentos para o EC Vitória nos últimos anos, já que o time encerrou o ano sendo Campeão da Série B do Brasileirão, o que levou a equipe à primeira divisão no ano de 2024.
Para o ano de 2024, o rubro-negro tem quatro competições importantes em mente: Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
Apesar de ter enfrentado alguns momentos mais baixos recentemente, o clube tem demonstrado estar pronto para encarar os novos desafios da melhor forma possível, o que pode ser um bom prognóstico.
Os Grandes Rivais
O Futebol é marcado por muitos jogos clássicos em que a fama dos confrontos precedem as partidas.
No caso do Vitória, não seria diferente, e o time também é protagonista de algumas rivalidades no Futebol baiano.
Confira, a seguir, alguns “inimigos” do Leão!
Esporte Clube Bahia: o Clássico Ba-Vi
O Esporte Clube Bahia e o Esporte Clube Vitória protagonizam o maior clássico do Norte/Nordeste com o confronto Ba-Vi.
O Vitória lutou durante muito tempo contra a hegemonia do Bahia e, atualmente, consegue fazer frente ao seu inimigo.
Inicialmente, o Bahia contava inclusive com um número maior de torcedores, no entanto, atualmente, para cada seis torcedores tricolores existem cinco rubro-negros, o que equilibra ainda mais a disputa.
Bahia de Feira: Confrontos com o Tremendão
O segundo grande rival do Vitória é o Bahia de Feira.
Apesar de ser um time consideravelmente menor que o Bahia, o Tremendão também ocupa um lugar de destaque nos confrontos com o Vitória.
Inclusive, em 2011, o Bahia de Feira conquistou o Campeonato Baiano pela primeira vez em uma disputa contra o Vitória, no Barradão.
As Maiores Conquistas do Vitória
Com uma trajetória superior a um século, é normal que o Esporte Clube Vitória já tenha alcançado algumas conquistas marcantes durante a sua história.
Veja, na tabela a seguir, os principais títulos do Vitória!
Competição | Nº de títulos | Anos |
Campeonato Brasileiro – Série B | 1 | 2023 |
Copa do Nordeste | 4 | 1997,1999, 2003 e 2010 |
Campeonato Baiano | 29 | 1908, 1909, 1953, 1955, 1957, 1964, 1965, 1972, 1980, 1985, 1989, 1990, 1992, 1995, 1996, 1997, 1999 2000, 2002, 2003, 2004, 2005, 2007, 2008, 2009, 2010, 2013, 2016 e 2017 |
Taça Estado da Bahia | 3 | 2004, 2005 e 2006 |
Os Maiores Craques do Vitória
Como é de se esperar, todo time conta com uma lista de ídolos que balançaram o coração dos seus adeptos.
No Vitória, não seria diferente, e o time também é conhecido pelo seu arsenal de grandes jogadores.
Confira alguns dos nomes do elenco do Vitória a seguir!
André Catimba: o Gigante de 1972
André Catimba foi um dos atacantes mais importantes do Vitória na década de 1970, ao lado de outros nomes importantes, como Osni.
O atacante atuou no rubro-negro por 5 anos, deixando marcas até hoje.
Foi um dos nomes presentes na conquista do título de 1972, o único da década, além de ser um dos maiores artilheiros do time.
Uma curiosidade interessante sobre Catimba é que foi o primeiro jogador brasileiro a jogar com Maradona, quando o craque argentino tinha apenas 19 anos.
Osni Lopes: o Ídolo dos anos 1970
Nos anos 1970, um dos maiores nomes do Esporte Clube Vitória foi Osni Lopes.
Especialmente porque o jogador foi um dos nomes na conquista do Baianão de 1972, um dos grandes títulos do rubro-negro baiano.
Uma das curiosidades relacionadas ao grande jogador, que marcou 112 gols pelo Vitória, era a sua estatura apenas 1,56 metros de altura, o que tornava os seus dribles ainda mais velozes e especiais.
O jogador recebeu incontáveis prêmios, chegando à seleção brasileira, além de ter passado também pelo Flamengo, o rubro-negro carioca, mantendo as suas tradições preto e vermelhas.
Ramon Menezes: Peça Fundamental na História
Outro grande artilheiro da história do rubro-negro baiano foi Ramon Menezes, que participou de conquistas importantes do Vitória, nas suas duas passagens pelo time.
Inicialmente, em 1994, o jogador começou no Vitória mostrando um desempenho acima da média, sendo, inclusive, o artilheiro do Baianão em 1995.
Na sua segunda passagem pelo time, Ramon também foi extremamente importante, por exemplo, para a conquista do Campeonato Estadual em 2008, fase em que o time passava por algumas dificuldades.
Ainda no Brasileirão de 2008, o Vitória teve um desempenho notável, contando também com a participação do jogador.
O Escudo do Vitória: Iniciais Marcantes e Estrela da Vitória
O atual escudo do Vitória é esteticamente muito mais simples do que as imagens que marcaram a origem do time, sendo representado exclusivamente pelas iniciais do Esporte Clube Vitória na sua versão rubro-negra.
Além das letras, junta-se também à estética do estudo uma estrela correspondente ao primeiro título nacional do time, uma das suas maiores conquistas.
Após uma trajetória que contou com muitas possibilidades de escudos diferentes, o rubro-negro baiano parece ter escolhido a sua “versão final” do brasão.
A Glória do Primeiro Título: Como o Escudo do Vitória Evoluiu
Como já comentamos, o Esporte Clube Vitória foi fundado contemplando diversas modalidades esportivas, incluindo algumas aquáticas, o que explica o seu padrão náutico como escudo inicial.
Com o passar do tempo, além de muitas variações náuticas do escudo, o Esporte Clube Vitória também perdeu as imagens no seu brasão, com um novo escudo que contém apenas as iniciais do clube.
Durante algum tempo, o ano de fundação também fez parte do escudo do time, mas rapidamente esta opção caiu em desuso.
Recentemente, às iniciais, juntou-se uma estrela simbolizando o primeiro título nacional da equipe, como símbolo de uma das maiores glórias do Vitória.
Leão: O Mascote do Vitória
O Esporte Clube Vitória é representado por um Leão, o famoso “Leão da Barra”.
Decidido em 1902, o mascote é simbólico, remetendo à nobreza e às casas dos fundadores do clube.
Além disso, vale lembrar que o Leão é um símbolo de força, o que representa o clube em todas as suas modalidades esportivas.
Antes de se dedicar exclusivamente ao Futebol, por exemplo, os praticantes do remo do EC Vitória saíram do Porto da Barra e chegaram até o porto dos Tainheiros, em Itapagipe.
Pela grandeza do feito, surgiu o apelido “Leões da Barra”, que ainda hoje representa os adeptos do time rubro-negro.
Uniformes do Vitória que Marcaram História
Os uniformes do Vitória também mudaram ao longo do tempo.
Inicialmente, o uniforme do clube era preto e branco, com listras na vertical.
O vermelho só entrou posteriormente e, coincidentemente, o primeiro título do rubro-negro já foi conquistado com a cor vermelha na camisa.
Em 2013, uma versão retrô do primeiro uniforme alvinegro foi recriada para ser usada como terceiro uniforme, o que acabou agradando os adeptos do Esporte Clube Vitória.
Além disso, quando o clube completou 100 anos, uma versão do uniforme que conquistou o primeiro título também foi recriada.
Há ainda, outra curiosidade relacionada ao uniforme do Vitória. Em 2012, uma campanha de marketing retirou as cores vermelhas da camisa tentando promover a doação de sangue no estado.
Conforme as doações aumentavam, o vermelho voltava à camisa do rubro-negro, até ficar novamente preenchida. Este fato repercutiu internacionalmente, trazendo o uniforme do rubro-negro baiano para os holofotes!
Mantenha-se Sempre Atualizado com as Novidades do Vitória
Neste guia, trouxemos as informações mais importantes referentes à história do Vitória e suas principais conquistas.
Além disso, também pontuamos momentos marcantes das classificações do Vitória, fases mais problemáticas do time e a evolução dos seus artilheiros.
Se quiser continuar acompanhando todas as novidades não apenas do Vitória, mas também de outros gigantes do Futebol brasileiro, basta seguir a página do Futebol Hoje.
Cadastre-se rapidamente e confira de perto o desempenho das equipes mais importantes do Futebol brasileiro!
Perguntas Frequentes
Leu o nosso guia completo sobre o Esporte Clube Vitória e ainda tem alguma dúvida sobre o time? Confira, a seguir, mais algumas questões respondidas pelos nossos especialistas!
Quando é o próximo jogo do Vitória?
O Vitória entra em campo neste dia 23, (sábado). Botafogo X Vitória (Campeonato Brasileiro) se enfrentam às 19:30 e você acompanha em tempo real aqui no Futebol Hoje.
Onde assistir ao jogo do Vitória?
É possível assistir aos jogos do Vitória de muitas formas, inclusive em casas de apostas que contam com o recurso de transmissão ao vivo para os seus clientes.
Qual o maior ídolo da história do Vitória?
O Vitória tem muitos grandes ídolos, no entanto, há quem considere Ramon Menezes um dos principais ídolos recentes do time.
Quais os maiores títulos do Vitória?
O Vitória foi 29 vezes campeão do Campeonato Baiano, 4 vezes campeão da Copa do Nordeste e 1 vez campeão da Série B do Campeonato Brasileiro.