Juventude - Placar ao Vivo, Resultados, Jogadores e Notícias
O Esporte Clube Juventude, ou simplesmente Juventude, é um time da região Sul do Brasil que tem adeptos incansáveis.
Com mais de 100 anos de história, o clube já passou por momentos altos e baixos na sua trajetória, o que faz com que sejam muitos os fatos relevantes na história do time.
Pensando nisso, preparamos este guia completo do time do Rio Grande do Sul para que você possa acompanhar todos os fatos sobre o Juventude e, ainda, as notícias mais recentes!
História do Juventude: a Conquista dos Jovens Caxienses
O Juventude foi criado em 1913, na cidade de Caxias do Sul, e de lá para cá o time tem conquistado um lugar importante no panorama nacional.
Rapidamente, a história do Juventude conseguiu consolidar um time robusto e que conseguiu conquistas importantes ao longo dos anos, principalmente no panorama Gaúcho.
Acompanhe tudo sobre a história do time e o desempenho do Juventude hoje!
A Paixão pelo Futebol: Como Tudo Começou
O Esporte Clube Juventude iniciou a sua trajetória no dia 29 de junho de 1913, fundado por 35 jovens da cidade de Caxias do Sul que eram apaixonados pelo esporte.
O estopim para a formação do clube foi a discriminação que havia na época, entre casados e solteiros, o que levou à criação do Recreio da Juventude que, posteriormente, se tornaria o Juventude como conhecemos.
As cores escolhidas para o time foram o verde e o branco, que até hoje figuram entre as cores do clube marcando o caminho do Alviverde.
Os jogos iniciais do Juventude se realizaram em campos improvisados, no entanto, dois anos após a fundação, o time sentiu a necessidade de adquirir um campo próprio.
De modo geral, essa era uma época de profissionalização generalizada para os times que tentavam sair de uma perspectiva amadora para conseguirem se posicionar como uma entidade mais séria no Futebol.
Quem Foram os Fundadores do Juventude?
Nos relatos de criação do time, vemos que o Juventude foi uma proposta pensada inicialmente por 35 jovens caxienses, entre os quais podemos citar Antônio Chiaradia Neto, que seria o primeiro presidente do clube.
Além de Antônio, nomes como Clarimundo Lucena, John Tibbitz (também conhecido como o “Inglês”), Astrogildo Rodrigues, Carlos Leonardelli, João Sambaquy e outros fizeram parte desse momento histórico, com nome na ata de fundação do clube.
Como Era o Mundo Quando o Juventude Surgiu
A história do Juventude, de modo geral, é muito similar a de outros times que começaram no início do século XX.
Apesar de não ser um dos primeiros times a ser formado, o mundo do Futebol ainda era muito novo no Brasil, mesmo tendo cada vez mais adeptos.
Os times populares começaram a se formar, já que os primeiros clubes eram associados a elites da sociedade, e o esporte começava a ganhar popularidade.
Os times sentiram necessidade de deixar a fase do amadorismo inicial pela qual todos passaram para que pudessem se focar em um processo mais profissional, que envolvia jogadores profissionais e não apenas atletas que disputavam como atividade secundária.
A FIFA, por exemplo, que seria responsável por regulamentar alguns pontos importantes no esporte só foi fundada em 1904, o que indica que as regras e considerações ainda eram muito novas para todos.
Vice-Campeonato Estadual: A Primeira Glória do Juventude
O Juventude ganhou, ao longo da sua história, alguns campeonatos municipais, no entanto podemos dizer que a primeira grande conquista do time foi o vice-campeonato Estadual em 1965.
Apesar de não ter conquistado o primeiro lugar, é importante destacar que esse vice-campeonato foi o primeiro de um clube do interior depois que a divisão de honra foi criada.
A equipe que conquistou esse título ainda é considerada por muitos a melhor da história do Juventude até hoje, o que também faz com que seja um dos títulos do Juventude com mais importância tanto para o clube quanto para os adeptos.
Alfredo Jaconi: O Primeiro Ídolo do Juventude
O Juventude também teve muitos ídolos ao longo da sua história, mas vale destacar a trajetória de um dos maiores: Alfredo Jaconi.
O jovem começou nas categorias de base do Juventude, jogando também em outros times e retornando ao Alviverde em 1929 como titular.
Era, por norma, meia esquerda, mas o seu talento fazia com que pudesse oscilar de posição facilmente.
O craque do Juventude ganhou alguns títulos com o clube e a sua fama entre os adeptos é tanta que passou a nomear também o estádio do Juventude algum tempo depois.
Anos 90: A Era de Ouro
Os títulos do Juventude a nível municipal eram muitos, mas o clube viveu a sua era de ouro quando escalou outro patamar de conquistas.
Na história do Juventude, um dos momentos de mais destaque, sem dúvida, foi a conquista do primeiro título nacional do clube, no Brasileirão.
O time de Caxias do Sul conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro em 1994, numa disputa contra o Goiás, somando um dos principais títulos nacionais em sua história.
Além disso, ainda nos anos 1998, o clube também leva para casa o Campeonato Gaúcho, o que prova mais uma vez que os anos 1990 foram generosos para a história do time.
Anos 70: Fusão e Recuperação
Como nem tudo são flores, em 1971 o Juventude também passou por maus momentos.
O time se encontrava em uma das maiores crises financeiras da sua história, com contas atrasadas e um panorama extremamente difícil, o que o obrigou a se fundir com o seu maior rival até então, o Grêmio Esportivo Flamengo.
Essa fusão formou a Associação Caxias do Sul de Futebol, fazendo com que a identidade do alviverde, tão apreciada pelos torcedores, se perdesse.
A fusão não foi bem vista pelos adeptos de nenhum dos dois times, o que obviamente fez com que a iniciativa fracassasse pouquíssimos anos depois.
O Juventude voltou a ser o time que era e o Flamengo também se tornou o SER Caxias.
Após essa fase difícil, o Juventude conseguiu se restabelecer e reunir forças para as conquistas futuras, agora novamente com o apoio dos seus torcedores que não abrem mão de vestir o manto alviverde.
O Juventude Nos Dias de Hoje
O Juventude hoje é um clube que, apesar de não ser um dos cabeças de lista, é coerente e consegue disputar algumas das principais competições dos campeonatos do Brasil.
No que diz respeito ao Campeonato Estadual do Rio Grande do Sul, o time dificulta a vida dos seus oponentes, mesmo os times maiores, como o Grêmio ou o Internacional, no entanto, costuma ficar longe das decisões dos títulos.
No panorama do Campeonato Brasileiro, o time tem oscilado entre a Série A e a Série B nos últimos anos, lutando muitas vezes contra o rebaixamento.
No ano de 2024, o Juventude retorna à Série A do Brasileirão, após um desempenho notável no ano anterior, o que faz com que seja um bom prognóstico para o time.
Os Grandes Rivais
Todos os times de Futebol têm grandes rivais que proporcionam momentos ímpares para os torcedores, normalmente envolvendo batimentos cardíacos mais acelerados.
Com o Juventude não seria diferente, e o time também tem rivais de peso. Confira alguns exemplos a seguir!
Grêmio Esportivo Flamengo: Rivalidade Antiga
O clássico entre o Juventude e o SER Caxias do Sul (antigo Grêmio Esportivo Flamengo) é uma das maiores rivalidades do Futebol nacional.
Vale lembrar um fato importante: na década de 1970, por uma questão de sobrevivência, os dois rivais se fundiram, gerando uma alternativa que em nada resultou para os torcedores.
A partir daí, quando os times finalmente voltaram a ser individuais, a disputa ficou ainda mais acirrada, principalmente porque são dois times de níveis técnicos bastante próximos.
Internacional: Disputa de peso
Apesar de não poder ser considerado um rival do Juventude diretamente, já que as equipes estão em níveis de conquistas distintos, o confronto com o Internacional de Porto Alegre é um dos mais sérios para os torcedores do Juventude.
Por mais que o Colorado tenha vantagem nas disputas que aconteceram até hoje, vale lembrar que, na final do Campeonato Gaúcho de 1998, um dos títulos mais importantes para o Juventude, o alviverde goleou o Inter por 4×0.
Este é apenas um exemplo de partida histórica entre os dois times, que têm ainda um histórico longo de disputa!
Grêmio: o Famoso Gre-Ju
Assim como acontece com o Inter, não podemos dizer que o Grêmio é um rival direto do Juventude, no entanto, o confronto entre os dois gaúchos também envolve momentos emocionantes.
O número de vitórias do Grêmio é superior às vitórias do Juventude, no entanto, a equipe alviverde já conseguiu fazer frente aos gremistas muitas vezes, acumulando 23 vitórias.
Os dois times são excelentes representantes do estado, o que faz com que a disputa entre os dois seja acirrada.
As Maiores Conquistas do Juventude
Os títulos do Juventude são uma parte extremamente importante da história do time, principalmente a conquista da Copa do Brasil sobre o Botafogo, o título da Série B do Brasileirão ou o Campeonato Estadual de 1998.
Confira, a seguir, as principais vitórias do Alviverde!
Título | Ano |
Campeonato Brasileiro – Série B | 1994 |
Campeonato Gaúcho | 1998 |
Campeonato Gaúcho – Série A2 | 1975 |
Copa do Brasil | 1999 |
Copa FGF | 20 |
Copa Sul | 2000 |
Copa Sul-Sudeste | 2000 |
Os Maiores Craques do Juventude
Como era de se esperar, alguns jogadores se destacaram durante a atuação no Juventude e marcaram a sua história na trajetória do time.
Para que você se lembre dos craques mais importantes do clube, comentaremos, a seguir, sobre algumas estrelas do elenco do Juventude!
Everaldo: Peça Fundamental no Vice-Campeonato
Um dos jogadores mais importantes da história do Juventude foi Everaldo, principalmente se pensarmos na década de 1960.
Em 1965, por exemplo, o time chegou perto de alcançar um dos principais títulos da sua história: o campeonato estadual do Rio Grande do Sul.
Nesse ano, o Juventude garantiu o vice-campeonato graças à atuação de muitas peças-chaves, dentre elas, Everaldo, que viria a ser tri-campeão mundial depois, com a Seleção Brasileira.
Mário Martini: o Maior Artilheiro
Quando pensamos em atacantes na história do Juventude, não podemos deixar de citar o nome de Mário Martini, que jogou no time entre 1932 e 1947.
O jogador, que dedicou anos ao Alviverde, é o maior artilheiro do clube até hoje, tendo marcado mais de 200 gols.
Apesar de não ser uma presença na conquista dos maiores títulos do Juventude, que viriam muitos anos depois, Mário foi uma peça fundamental para o desenvolvimento do time e, por isso, é lembrado até hoje.
Lauro Antônio Ferreira da Silva: o Imparável Laurinho
Laurinho é um dos destaques mais recentes do Juventude, mas nem por isso menos importante.
O craque é extremamente popular entre a torcida, já tendo completado mais de 500 jogos com a camisa do clube.
Inclusive, participou do jogo comemorativo de 100 anos do Juventude.
Sem dúvida, é um dos craques que mais se destacam no time do Juventude pós anos 2000, o que mostra que o clube ainda continua sendo uma fábrica de excelentes jogadores.
O Escudo do Juventude: a Glória Alviverde
O atual escudo do Juventude, nos tons de verde e branco que caracterizam o time, segue uma estética minimalista e, ao mesmo tempo, cheia de história.
Ao longo do tempo, o time passou a adotar duas estrelas juntamente ao seu escudo, que representam as maiores conquistas do time: a Série B do Brasileirão em 1994 e a Copa do Brasil de 1999.
Além disso, o escudo atual do time também carrega o ano de fundação do Juventude, honrando a trajetória do time centenário.
Tradição e Simplicidade: Como o Escudo do Juventude Evoluiu
O escudo do Juventude é bastante fiel ao escudo original do time.
As cores verde e branco persistem no emblema do time, no entanto, as antigas iniciais do Juventude passam a ser escritas integralmente, unindo-se à data de fundação do time.
O Juventude também carrega agora no escudo duas estrelas, representantes das suas maiores conquistas.
Um ponto interessante é que, apesar de ter optado por formatos diferentes ao longo da sua história, o Juventude voltou ao padrão arredondado que também foi o padrão inicial do time.
Papagaio e Periquito: Os Mascotes do Juventude
Os mascotes do Juventude, ao longo da história do time, foram representados pelo Papagaio e Periquito, principalmente em função das cores escolhidas para o time.
Ao longo do tempo, o periquito acabou ganhando destaque e, inclusive, passando por algumas reformulações, atraindo a atenção das crianças da nação jaconera.
Vale lembrar que, mesmo antes de 1920, esses mascotes já representavam o Juventude, o que reafirma mais uma vez a decisão do time de manter uma tradição, o que continua agradando os seus adeptos fervorosos.
Na prática, os mascotes tradicionais do time de Caxias do Sul já fazem parte da família!
Uniformes do Juventude que Marcaram História
Assim como o seu escudo, os uniformes do Juventude também seguiram uma lógica muito coerente ao longo dos anos.
O atual primeiro uniforme do Juventude envolve listras verticais em verde e branco, além de calções e mais brancas.
Essa é uma das versões mais tradicionais do uniforme do clube, no entanto, vale lembrar que algumas opções de uniformes têm até hoje o coração dos adeptos.
O uniforme com o qual o time venceu a Série B do Brasileirão em 1994, por exemplo, é um exemplo que marcou a história e até hoje é relembrado.
Além dele, também é importante destacar os uniformes retrôs do Juventude, que voltam à tona para homenagear camisas anteriores que ficam na mente dos torcedores.
Mantenha-se Sempre Atualizado com as Novidades do Juventude
O Juventude é um time com uma trajetória extremamente interessante e consistente.
No entanto, é verdade que no mundo Futebol as atualizações são cruciais para saber o desempenho do time em determinado período, já que uma lesão em um jogador principal pode simplesmente acabar com as chances em uma partida.
Pensando nisso, basta se cadastrar no Futebol Hoje para acompanhar todas as nuances do clube, assim como as classificações do Juventude e as plataformas em que pode assistir aos jogos ao vivo!
Perguntas Frequentes
Ficou com alguma questão sobre o Juventude? Acompanhe, a seguir, algumas perguntas respondidas pela equipe do Futebol Hoje!
Quando é o próximo jogo do Juventude?
O Juventude entra em campo neste dia 04, (quarta-feira). São Paulo X Juventude (Campeonato Brasileiro) se enfrentam às 20:00 e você acompanha em tempo real aqui no Futebol Hoje.
Onde assistir ao jogo do Juventude?
Existem muitas plataformas online que oferecem a transmissão ao vivo de jogos do Juventude. Para acompanhá-las, basta visualizar a página do jogo em questão no Futebol Hoje.
Qual o maior ídolo da história do Juventude?
É possível que o maior ídolo da história do Juventude seja Alfredo Jaconi, que inclusive é o personagem principal que dá nome ao estádio do time.
Quais os maiores títulos do Juventude?
As maiores conquistas do Juventude são provavelmente a Série B do Brasileirão de 1994, a Copa do Brasil de 1999 e o Campeonato Estadual de 1998.