Guarani - Placar ao Vivo, Resultados, Jogadores e Notícias
O Guarani Futebol Clube, também conhecido como Bugre, é o único time de Futebol do interior a se consagrar campeão do Campeonato Brasileiro, além de ter a maior torcida do interior do Brasil.
Sua história é cheia de momentos bons, ruins e desafiadores, como a de todo time de Futebol que almeja chegar longe. Quer saber mais?
Aqui, nós vamos contar a história do Guarani e tudo que você precisa saber sobre o time, além de apresentar jogos ao vivo, últimos resultados e as principais notícias sobre o clube. Acompanhe!
História do Guarani: Clube de Futebol com Raiz Europeia
O Guarani é um clube de Futebol fundado por descendentes de italianos e um jovem de ascendência alemã que tinham o sonho de criar um time de Futebol que conquistasse o Brasil e, quem sabe, até o mundo.
Foi desse sonho que surgiu o Guarani, o único time do interior a conquistar o Campeonato Brasileiro e que tem a maior torcida do interior do país.
A história do Guarani, até os dias de hoje, é cheia de momentos de glória e partidas emocionantes.
Nos tópicos abaixo, você verá tudo que é importante saber sobre o Bugre, desde suas primeiras glórias até os dias atuais. Acompanhe!
Um Clube Tradicional do Interior: Como Tudo Começou
O Guarani foi fundado no dia 2 de abril de 1911, como Guarany Foot-Ball Club, na Praça Carlos Gomes em Campinas, interior de São Paulo.
A título de curiosidade, a reunião que deu início ao time aconteceu no dia 1° de abril mas, para evitar piadas com o Dia da Mentira, a data de inauguração foi adiada para o dia 2.
Aliás, o nome do clube é uma homenagem à ópera “Il Guarany”, obra-prima do compositor campinense de fama internacional, Carlos Gomes.
Já sabe quem foram os fundadores do time? Veja mais informações a seguir!
Quem Foram os Fundadores do Guarani?
O Guarani foi fundado por um grupo de jovens com origem italiana, sendo que apenas um deles tinha origem alemã.
Os amigos tinham o sonho de ter o próprio time de Futebol e muitos deles eram menores de idade na época.
Com muita garra, eles se reuniram na Praça Carlos Gomes e fundaram o clube no dia 1 de abril de 1911.
Mas como a gente já comentou, o dia 1° de abril é conhecido como o Dia da Mentira, por isso a data foi passada para o dia 2.
Conheça os fundadores do Guarani:
- Vicente Matallo;
- Pompeo de Vito;
- Romeo Antonio de Vito;
- Angelo Panattoni;
- José Trani;
- Luiz Bertoni;
- José Giardini;
- Antonio de Lucca;
- Miguel Grecco;
- Julio Palmieri;
- Hernani Felippo Matallo;
- Alfredo Seiffert Jaboby Junior.
Como Era o Mundo Quando o Guarani Surgiu
O Futebol chegou ao Brasil por mãos inglesas em 1898, 16 anos antes da criação do Bugre, e estava em pleno desenvolvimento na época.
Pra você ter ideia, os primeiros times começaram a surgir em Campinas no ano de 1902 e, em 1914, surgiu a Federação Brasileira de Sports (FBS), a primeira entidade organizadora do esporte no Brasil, que em dois anos se fundiu a Federação Brasileira de Football.
Além disso, temos alguns acontecimentos marcantes nessa época, como a inauguração do Theatro Municial de São Paulo e o lançamento do Titanic, que viria a afundar apenas 1 ano depois, em 1912.
Campeonato Brasileiro A Primeira Glória do Guarani
A primeira grande glória do Bugre foi o Campeonato Brasileiro de 1978, quando se tornou o primeiro e único time do interior a vencer o título.
Afinal, até então apenas clubes da capital haviam levantado a taça.
Olha só a lista de craques que formaram o time base do Guarani em 1978:
- Neneca;
- Zé Carlos;
- Mauro;
- Gomes;
- Miranda;
- Édson;
- Capitão;
- Renato;
- Careca;
- Zenon;
- Bozó.
O campeonato foi disputado em duas fases por 74 clubes, no mesmo ano em que aconteceu a Copa do Mundo da Argentina.
O primeiro jogo decisivo aconteceu no Morumbi, com o Bugre vencendo o Palmeiras por 1 a 0 em uma partida com direito a cartões, expulsão e pênalti.
Já a grande final aconteceu em Campinas, no Brinco de Ouro, estádio do Guarani.
O Bugre venceu o Palmeiras por 1×0 com gol marcado pelo craque Careca aos 37 minutos do 1° tempo, fazendo história no clube.
Enfim, foi um período de glória para todos os torcedores do Guarani que guardam até hoje no coração o momento em que o Bugre se tornou Campeão do Brasil.
Careca: O Primeiro Ídolo do Guarani
O primeiro grande ídolo do Guarani foi o craque Careca, que ajudou o time a alcançar sua primeira grande glória e o título mais importante da sua história, o Campeonato Brasileiro de 1978.
O atacante foi responsável pelo gol do título na final entre Bugre e Palmeiras, se tornando ao lado de Zenon o artilheiro do clube, com 13 gols marcados.
Além do Guarani, Careca brilhou ao lado de Maradona no Napoli em 1987 e na Seleção Brasileira nos anos de 1982 e 1986, sendo considerado um dos grandes artilheiros da época.
Anos 70 e 80: A Era de Ouro
A era de ouro do Guarani aconteceu entre 1970 e 1989, quando o clube começava a ganhar seus primeiros títulos profissionais, entre eles o Campeonato Brasileiro e a Série B do Brasil.
Além disso, o Bugre recebeu o II Troféu Folha de S.Paulo pelo tricampeonato do interior nos anos de 1972, 1973 e 1974.
Os anos 70 e 80 marcaram a época em que o Guarani brilhava e começou a conquistar o respeito dos times das capitais, que até então eram os protagonistas do Futebol brasileiro.
Veja abaixo os melhores momentos da era de ouro do Bugre:
- Campeão do Campeonato Brasileiro de 1978;
- Campeão do Campeonato Brasileiro Série B 1981;
- Vice-campeão do Torneio dos Campeões de 1982;
- Vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 1986;
- Vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 1987;
- Campeão do Campeonato Paulista de Aspirantes 1988.
Anos 2000: Rebaixamento em Diversas Divisões
Os anos 2000 marcaram alguns dos piores momentos do Guarani, em que o time foi rebaixado para 2° e 3° divisão do Campeonato Brasileiro diversas vezes.
Pra você ter ideia, entre 2001 e 2013 o Bugro sofreu 9 rebaixamentos, entre eles os que listamos abaixo:
- Série A2 Campeonato Paulista 2013;
- Série A1 Campeonato Paulista 2001, 2006, 2009 e 2013;
- Série A do Campeonato Brasileiro 2004 e 2010;
- Série B do Campeonato Brasileiro 2006 e 2012.
Além disso, a equipe passou por uma crise séria em 2011, deixando de pagar os atletas por 5 meses e chegando às últimas posições da Série B.
Entre 2013 e 2016, o Bugre disputou a Série C do Brasil sem sequer passar da 1° fase, garantindo o acesso para a 2° divisão apenas em 2017.
Mas foi em 2018 que as coisas começaram a melhorar e o Guarani retornou a 2° divisão do Campeonato Paulista e se qualificou para disputar a Copa do Brasil de 2019.
O Guarani Nos Dias de Hoje
O Guarani não está vivendo uma boa fase hoje, afinal, o clube iniciou a Série B do Brasil de 2024 com 5 derrotas e 1 vitória, uma das piores campanhas iniciais de pontos corridos.
A equipe está em busca de reformular o time e envolvida com negociações de um novo zagueiro.
Hoje, o Bugre está na zona de rebaixamento da 2° divisão do Brasil, ocupando a última posição da tabela.
Além disso, o clube teve desfalques em seu último dérbi contra a Ponte Preta, terminando o jogo em um empate ruim para os dois lados.
Os Grandes Rivais
Como todo grande time de Futebol, o Guarani tem seus grandes rivais, disputando confrontos que ficam marcados na história do clube e no coração da torcida.
Abaixo, você confere os principais inimigos do Bugre. Não perca!
Ponte Preta: Dérbi Campineiro
A Ponte Preta é o maior rival da história do Guarani e juntos eles disputam o famoso Dérbi Campineiro, um clássico equilibrado com vitórias e derrotas para ambos os times.
De fato, a rivalidade entre o Bugre e a Macaca tem raízes geográficas, já que as duas equipes são do interior de São Paulo, na cidade de Campinas.
O primeiro dérbi aconteceu em 24 de março de 2012, mas seu resultado permanece desconhecido até hoje.
E vale ressaltar que ele é considerado um dos clássicos de Futebol de São Paulo mais antigos.
Entre os momentos marcantes do Guarani estão as goleadas de 1955 e 1960, o primeiro foi um 5 a 1 em um amistoso e o segundo um 6 a 0 no Campeonato Paulista.
E as estatísticas dos times são bem parelhas, com cerca de 70 vitórias para o Bugre e 67 para a Ponte Preta. Digo “cerca” pois há divergências de números, dependendo da biografia utilizada.
Além disso, temos aproximadamente 69 empates e um total de 206 jogos.
São Paulo: Rivais Paulistas
O São Paulo é considerado um dos rivais do Guarani pela disputa na final do Campeonato Brasileiro de 1986, em que o Tricolor saiu campeão e o Guarani amargou o 2° lugar.
A partida decisiva foi acirrada e terminou em um empate de 4 a 4 no placar agregado e a ida para os pênaltis, em que o São Paulo, por uma falha na cobrança do João Paulo, jogador do Guarani, venceu.
O placar dos pênaltis foi de 4 a 3 para o São Paulo e desde então os clubes disputaram algumas rodadas do Campeonato Paulista, mas sem roubar a importância do Brasileirão de 1986.
As Maiores Conquistas do Guarani
Sem dúvidas nenhuma, a maior conquista do Guarani foi o título de campeão do Campeonato Brasileiro de 1978.
Mas além dessa, o clube teve outras conquistas significativas, como as que apresentaremos abaixo.
Veja os principais títulos da história do Guarani:
Campeonatos | Títulos |
Campeonato Brasileiro | 1 (1978) |
Campeonato Brasileiro Série B | 1 (1981) |
Campeonato Paulista Série A2 | 4 (1932, 1944. 1949 e 2018) |
Campeonato Paulista de Aspirantes | 3 (1988, 1996 e 1998) |
Torneio Início Paulista | 3 (1953, 1954 e 1956) |
Os Maiores Craques do Guarani
O Guarani foi berço de grandes atletas nacionais e de projeção mundial, como o craque Careca, que comentamos no início do texto.
A seguir, conheça mais 3 ídolos do Guarani que marcaram a história do clube!
Renato: Campeão Nacional em 1978
O atacante Renato jogou pelo Guarani entre 1975 e 1980 e ao lado de craques como Careca, Bozó e Zenon ganhou o primeiro e único título do Bugre no Campeonato Brasileiro.
O craque foi fundamental na conquista do título, marcando gols nas quartas de final e nas semifinais.
Além disso, ele foi considerado uma das principais revelações do Campeonato Brasileiro.
Depois de sua passagem pelo Guarani, Renato defendeu o São Paulo e fez parte do grupo de seleção da Copa do Mundo de 1982.
Neto: Gol Histórico
José Ferreira Neto, conhecido como Craque Neto, foi uma das revelações do Guarani. O meio-campista jogou pelo time entre 1984 e 1986, marcando 26 gols em 58 jogos.
Em 1988, Neto volta para o Bugre e é vice-campeão do Campeonato Paulista com um gol de bicicleta antológico sobre o Corinthians.
Em sua trajetória, o Craque Neto passou por diversos times como São Paulo, Palmeiras e Corinthians, mas sempre guardou com carinho seus bons momentos no Bugre.
Fumagalli: 7° Maior Artilheiro
Fumagalli é um dos ídolos recentes do Bugre com três passagens pelo time, a primeira entre 2000 e 2001, a segunda entre 2012 e 2013 e de 2013 até o fim de sua carreira em 2018.
O craque é considerado o 7° maior artilheiro da história do Guarani por seus 90 gols marcados em mais de 300 jogos.
E a relação entre Fumagalli e o Guarani é tão forte que após a aposentadoria Fumagalli foi anunciado como coordenador técnico de Futebol do Guarani.
O Escudo do Guarani: Conheça sua História
O escudo do Guarani é formado pelas iniciais do clube, GFC (Guarani Futebol Clube), inserido no centro e o nome inteiro, cidade e ano de fundação ao redor em um círculo maior.
A título de curiosidade, as cores utilizadas são o verde e o branco, o verde representa o gramado e o branco a luz do dia.
O primeiro escudo do Guarani começou a ser utilizado em suas camisetas em 1916 em um dérbi campineiro contra a Ponte Preta em que o Bugre venceu por 2 a 0, indicando a boa sorte do escudo.
Desde então, o símbolo do Bugre passou por algumas mudanças, como vamos explicar a seguir.
No Início era Minimalista: Como o Escudo do Guarani Evoluiu
O primeiro escudo do Bugre foi utilizado em uniformes a partir de 1916, em um embate contra a Ponte Preta.
Na época, o escudo era minimalista e fugia do formato circular, contendo apenas o fundo branco, com um contorno verde e a letra “G” de Guarani no centro.
Com a inauguração do primeiro estádio do clube em 1923, surge um novo escudo, com as iniciais “GFC” dentro do mesmo fundo branco com o contorno verde, mas só em 1927 ele ganha o formato circular.
Desde então, o escudo passou por algumas mudanças, mas foi só em 2000 que ele se aproximou mais do que temos hoje, utilizando o fundo verde, as iniciais do clube, nome, nome da cidade e ano.
E em 2011 temos o centenário do Guarani, ano em que o clube adotou um escudo especial, com a cor dourada ao redor em homenagem ao seu aniversário.
Enfim, vemos duas estrelas acima do escudo, uma dourada e outra prata, representando os títulos do Campeonato Brasileiro de 1978 e a Taça de Prata de 1981.
Índio: O Mascote do Guarani
O mascote do Guarani é ninguém menos que o Bugre, um índio corajoso e com espírito de luta que é tratado com muito carinho e respeito pela torcida.
Para quem não sabe, o mascote tem relação direta com o nome do clube, representando a tribo dos Guaranis e a homenagem que os fundadores fizeram a Carlos Gomes, um compositor campineiro famoso pela ópera “O Guarany”.
Uniformes do Guarani que Marcaram História
O uniforme titular do Guarani tem a camisa verde, calção e meia na cor branca. Já o alternativo é o oposto, com a camisa na cor branca, calção e meia verde.
Um dos uniformes marcantes da história do Guarani foi o de 1916, quando o clube aderiu ao escudo na camisa e derrotou seu maior rival, a Ponte Preta por 2 a 0.
Além dele, temos o uniforme de 1978 vestido por craques como Careca, Renato e Zenon, ano em que o Guarani foi campeão do Campeonato Brasileiro.
A camisa era verde, tinha três listras brancas no ombro e gola branca. O escudo do Guarani era estampado no peito e os calções brancos, assim como as meias.
E recentemente tivemos uma linha especial de uniformes em homenagem aos fundadores do clubes.
O de cor azul, por exemplo, tem detalhes dourados na manga e na gola, remetendo à seleção da Itália, país de origem de dois dos fundadores e de suas famílias.
Mantenha-se Sempre Atualizado com as Novidades do Guarani
Como você acabou de ver, o Bugre tem uma história emocionante e cheia de altos e baixos, como todo time grande de Futebol.
E agora que você já conhece a história do Guarani, o primeiro e único time do interior a ganhar o Campeonato Brasileiro, é só acompanhar o Futebol Hoje para ficar por dentro das novidades.
Aqui, você acompanha jogos ao vivo, classificação, últimos resultados, próximos jogos e tudo que precisa saber sobre o Bugre. Não perca!
Perguntas Frequentes
Confira a seguir a resposta para as principais dúvidas sobre o Guarani!
Quando é o próximo jogo do Guarani?
O Guarani entra em campo neste dia 24, (domingo). Guarani X Ceará (Campeonato Brasileiro Série B) se enfrentam às 18:30 e você acompanha em tempo real aqui no Futebol Hoje.
Onde assistir ao jogo do Guarani?
Você pode assistir aos jogos do Guarani em campeonatos como a Série B na TV Brasil, Premiere e ESPN no Disney +.
Qual o maior ídolo da história do Guarani?
O maior ídolo da história do Guarani é o Careca, craque responsável pelo gol decisivo na final do Campeonato Brasileiro de 1978, ano em que o Bugre foi campeão do Brasil.
Quais os maiores títulos do Guarani?
Os maiores títulos do Guarani são o de campeão do Campeonato Brasileiro de 1978 e da Série B em 1981.