Ponte Preta - Placar ao Vivo, Resultados, Jogadores e Notícias
O Ponte Preta é um grupo esportivo oriundo de Campinas, uma das maiores cidades do interior paulistano.
O time conquistou o título de ser o grupo esportivo mais antigo a estar em atividade no estado de São Paulo e de ser o segundo clube mais antigo do Brasil.
Devido a isso, neste guia do Futebol Hoje você terá acesso a um compilado das informações mais importantes sobre o Ponte Preta, entendendo desde como o time foi criado até o momento atual.
No artigo, também falaremos sobre as principais eras do time, tanto a melhor quanto a pior, além de apresentar os jogadores mais importantes que passaram pelo grupo.
Não deixe de conferir este artigo até o final e descubra tudo sobre um dos times pioneiros no combate ao racismo no esporte.
História do Ponte Preta: Resistência e Luta Centenárias
A Associação Atlética Ponte Preta, mais conhecida pela abreviação Ponte Preta, é um dos times esportivos mais importantes da história do estado de São Paulo.
A história do Ponte Preta começou no ano de 1900, sendo este, atualmente, o segundo clube esportivo mais antigo do Brasil.
Ao longo dos anos, o Ponte Preta se mostrou um time revolucionário e vanguardista, evidenciando que o esporte pode ter um papel fundamental na luta contra a desigualdade social.
Adiante, você poderá conferir tudo sobre este grande time, entendendo não só como era o mundo no momento que o clube surgiu, mas também como está o Ponte Preta hoje.
Fundação em 1900: Como Tudo Começou
Quando a história do Ponte Preta começou, em 1900, o mundo era um lugar muito diferente de como o conhecemos hoje.
A agremiação esportiva foi criada por um grupo de jovens estudantes de Campinas, uma das cidades do interior de São Paulo.
Contudo, a origem do nome do time é um pouco mais antiga do que sua fundação: em 1870, durante a época da construção da Ferrovia Paulista, foi preciso criar uma ponte na região para que os trilhos fossem instalados.
Essa ponte foi construída com madeira e foi utilizado piche para tratá-la e ajudar na conservação de sua estrutura, o que fez com que sua superfície assumisse a tonalidade preta.
Nessa região, foi criado o Bairro da Ponte Preta, que serviu como sede para o clube esportivo que adotou o mesmo nome.
Naquela época as sociedades eram bem diferentes de como as conhecemos hoje. O esporte não tinha todo o alcance que possui atualmente, mas já servia como uma importante ferramenta social, principalmente entre os mais jovens.
Desde seu início, o Ponte Preta foi um clube esportivo visionário, que tinha como ideais a criação de um ambiente mais igualitário e justo não apenas no esporte, mas na sociedade como um todo, fatores esses que o time carrega consigo até os dias atuais.
Quem Foram os Fundadores do Ponte Preta?
Diferentemente de muitos clubes esportivos, que começaram já sendo financiados por figuras grandes e com alto poder aquisitivo, o Ponte Preta teve uma origem mais humilde, mas não menos importante.
Seus fundadores foram estudantes do Colégio Culto à Ciência, que limparam uma área na região e fizeram uma demarcação de campo para praticar o Futebol no bairro.
Os fundadores foram Pedro Vieira da Silva, o primeiro presidente do clube, Miguel do Carmo (considerado o primeiro jogador negro de um clube brasileiro), Luiz Garibaldi Burghi, Alberto Aranha, Antonio Oliveira, Dante Pera e Zico Vieira.
Como Era o Mundo Quando o Ponte Preta Surgiu
A história do Ponte Preta é repleta de luta, representatividade e dedicação, provando que os ideais do time sempre foram muito à frente de seu tempo.
No ano de 1900, quando o Ponte Preta foi fundado, o Brasil ainda estava na Primeira República, tendo-se passado apenas 10 anos do fim do período monárquico.
Nessa época, o país era controlado pelas grandes oligarquias, tendo como principais, as de São Paulo e de Minas Gerais, com a época conhecida como “Política do Café com Leite“.
Sendo assim, nessa época, essas regiões já estavam começando a passar por um intenso desenvolvimento socioeconômico, o que teve uma influência direta na criação do time, por conta do desenvolvimento ferroviário e da construção da “Ponte Preta” de Campinas.
Naquela época o Brasil ainda era um país bastante segregado etnicamente e o Ponte Preta já teve seu início marcado por desempenhar um papel importante contra o racismo: não apenas um de seus jogadores era negro como também era um de seus fundadores.
Além disso, Miguel do Carmo tinha um papel de extrema relevância no time, sendo o volante do grupo, atuando de 1900 a 1904.
Bruninho: O Primeiro Ídolo do Ponte Preta
Bruno Morelli, mais conhecido como “Bruninho”, foi um dos jogadores mais ilustres a fazer parte da equipe de craques do Ponte Preta.
Embora o time tenha sido fundado no ano de 1900, levou um tempo para que um jogador atingisse um nível muito alto de relevância na época, com o feito sendo realizado por Bruninho em sua passagem pelo time entre as décadas de 1940 e 1950.
Considerando um dos primeiros ídolos do Ponte Preta, Bruninho atuou em diversas posições durante sua carreira na equipe da Macaca, e vale ressaltar que jamais trocou a seleção por outra.
Anos 70: A Era de Ouro
Em sua jornada de mais de 100 anos, os títulos do Ponte Preta se mostraram um sinal de orgulho do clube e de seus torcedores.
E quando falamos em títulos, a melhor época para o time foi, sem sombra de dúvidas, a dos anos 1970 e início dos anos 1980.
Na história do Ponte Preta, o time foi mais presente em disputas regionais e torneios de portes menores, mas mesmo assim, sempre exerceu um bom desempenho nessas disputas.
Entretanto, na década de 1970 o time conquistou bastante notoriedade ao se tornar o vice-campeão do Campeonato Paulista, respectivamente nos anos de 1970, 1977 e 1979.
Seguindo essa maré de sorte, em 1981 o time conseguiu ser o campeão do primeiro turno paulista, conquistando a vitória ainda por cima sobre seu maior rival, o Guarani.
No mesmo ano o time conseguiu a incrível façanha de chegar à final do Campeonato Paulista e atingir as semifinais do Campeonato Brasileiro, mas ficando em 3° lugar.
Anos 90: Desafios Duradouros para a Macaca
No âmbito esportivo, os anos 1990 foram um período bastante conturbado e desafiador para diversos times e com o Ponte Preta isso não foi diferente.
O time iniciou a década jogando na Série C, terminando o Campeonato Brasileiro em 16º lugar.
Depois de muito esforço, em 1991 o time conseguiu subir para a série B, mas terminou a disputa em 22º lugar, ainda não tendo o desempenho dos sonhos.
Em 1995 o time caiu novamente no rebaixamento, o que deixou os ânimos dos torcedores bem em débito.
Neste período, chegou a participar de 30 jogos do Paulistão, mas perdeu 15 deles, vencendo apenas 7 e empatando 8.
Em 1997, o time teve um desempenho um pouco melhor, chegando ao vice na Série B do Campeonato Brasileiro.
Essa foi uma época bastante desafiadora para o time, evidenciada pela alternância do entre a primeira e a segunda divisões do Campeonato Brasileiro, lutando para se estabelecer de forma consistente na elite do Futebol nacional.
O Ponte Preta Nos Dias de Hoje
Após uma longa jornada de mais de 100 anos, o Ponte Preta é um time atualmente é um time que continua em sua jornada de altos e baixos.
Nos últimos anos, o time conseguiu se tornar campeão de alguns pequenos campeonatos regionais, mas também teve de enfrentar novamente o rebaixamento.
Nos anos de 2015 e 2018 foi o campeão do Paulista do Interior, mostrando que é um time com potencial para conquistar novos territórios.
Mais recentemente, no ano de 2022, passou novamente pelo rebaixamento no Campeonato Paulista, provando que nem tudo são flores na jornada de um time esportivo.
No ano de 2023, o time conseguiu se sagrar o campeão da Série A2, tendo o melhor ataque do torneio e um desempenho notavelmente melhor.
Com isso, voltou a fazer parte do Campeonato Paulista, conquistando um respiro nos confrontos recentes.
O Ponte Preta hoje é um time que ainda se esforça para se manter dentro da média, o que fica evidente pela oscilação de vitórias e rebaixamentos que tem passado.
Os Grandes Rivais
Desde que surgiu em 1900, o Ponte Preta enfrentou diversos times. Nos próximos tópicos, você poderá descobrir alguns dos maiores rivais do Ponte Preta e entender os motivos que ocasionaram essas rivalidades.
Guarani: Dérbi Campineiro
O Guarani Futebol Clube é conhecido como o principal rival do Ponte Preta. Também foi fundado em Campinas, mas em 1911.
Devido suas origens regionais compartilhadas, naturalmente os times acabaram entrando em confronto e uma rivalidade surgiu e evoluiu com o passar do tempo.
A disputa entre os dois clubes esportivos ficou conhecida como “Dérbi Campineiro”, com a primeira delas acontecendo em 24 de Março de 1912, apenas um ano após o surgimento do Guarani.
Desde então, sempre que os times se encontram, não apenas o cenário esportivo paulista fica entretido com o confronto, mas também, aficionados pelo esporte em todo o país.
Paulista de Jundiaí: Disputas Centenárias
O Paulista Futebol Clube é outro time centenário que vem tendo disputas com o Ponte Preta, sendo outro dos grandes rivais diretos do time alvinegro.
Fundado em 1909, o time vem disputando contra o Ponte Petra diversos campeonatos, tendo como principais palcos de disputa o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil.
Assim como o Ponte Preta, o Paulista de Jundiaí conseguiu perdurar por mais de um século, proporcionando aos torcedores diversos confrontos épicos e emocionantes.
Ituano: Uma Rivalidade Saudável
O Ituano Futebol Clube é outro time paulista que compartilha de uma rivalidade natural contra o Ponte Preta.
O time é oriundo de Itu, outra cidade interiorana do estado de São Paulo, e foi criado no ano de 1947, algumas décadas após o Ponte Preta.
Por fazerem parte da mesma região, o rubro-negro e o alvinegro acabaram travando confrontos diretos em muitas ocasiões.
As Maiores Conquistas do Ponte Preta
Em seus mais de 100 anos de existência, o Ponte Preta participou de uma grande série de campeonatos, conseguindo vencer alguns e criar uma modesta coleção de troféus. Confira a seguir os maiores títulos conquistados pelo time:
Competição | Quantidade | Anos |
Campeonato Paulista – Série A2 | 3 | 1927, 1933 e 1969 |
Campeonato Paulista do Interior | 1 | 2009 |
Copa dos Campeões do Interior | 1 | 1977 |
Copa Paulista | 1 | 1999 |
Torneio Início do Campeonato Paulista | 1 | 1970 |
Copa São Paulo de Futebol Júnior | 1 | 1981 |
Embora a Ponte Preta não conte com títulos de grande expressão de níveis nacionais ou internacionais, o clube conta com uma história rica e com participações acirradas em diversas disputas.
Entre os maiores títulos do Ponte Preta, o que possui mais destaque é o Campeonato Paulista do Interior, vencido no ano de 2009, que trouxe bastante prestígio regional ao time.
Os Maiores Craques do Ponte Preta
Estando em atuação há mais de 100 anos, o Ponte Preta já foi o time de muitos atletas, alguns deles que conseguiram atingir grandes níveis de reconhecimento.
Nos próximos tópicos, você poderá ter acesso a alguns dos melhores jogadores que passaram pelo Ponte Preta, deixando a história do time ainda mais rica.
Oscar Sales: O Famoso Dicá
Oscar Sales Bueno Filho é considerado como o maior jogador que passou pelo Ponte Preta, sendo o maior artilheiro do time até então.
Iniciou sua jornada no time em 1966 e demonstrou ser tão talentoso que no ano de 1970 chegou a receber uma proposta para participar do Corinthians.
Em sua trajetória, Dicá fez impressionantes 154 gols vestindo a camisa alvinegra da Macaca.
Atuou pelo time não apenas como atleta, mas também na parte administrativa, sendo o diretor de Futebol da Macaca em 2009.
Dicá se mostrou um grande jogador em sua época, contribuindo para que o legado do time fosse ainda maior.
Édson Boaro: o Lateral-Direito Lendário
Édson foi um grande lateral-direito que passou pelo Ponte Preta dos anos 1970 aos anos 1980.
Foi um jogador que atuou de forma defensiva, sendo lembrado por seu apoio feroz aos atacantes e sua grande consistência em campo.
Naquela época, ficou conhecido como “Abobrão” por conta das meias cor de abóbora que utilizava durante os treinos com o time.
Após muitos anos como jogador, Édson se tornou um treinador, compartilhando com outros jovens atletas seu conhecimento e insights apurados sobre o esporte.
José Luiz: Força e Dedicação ao Time
José Luiz Santana foi outro grande jogador que passou pelo Ponte Preta, demonstrando bastante empenho e esforço pelo time.
Entrou para as bases da Macaca em 1973 e pouco após ingressar no time, se mostrou um jogador veloz, conseguindo apresentar uma performance marcante nas finais do Campeonato Paulista em 1979 e 1981.
Ao todo, Nenê participou de mais de 250 jogos pela seleção alvinegra da Ponte Preta, e muitos anos depois, tornou-se técnico do time.
Um dos maiores feitos do jogador foi não apenas ter sido convocado, mas também ter atuado na Seleção Brasileira no início dos anos 1980.
O Escudo do Ponte Preta: o Selo Alvinegro
O Ponte Preta foi criado em 1900, mas o time passou a ter um emblema oficial apenas em 1908.
Criado por João Burghi, um dos fundadores do time, o escudo do Ponte Preta teve suas inspirações nas ilustrações dos times alemães da época.
A paleta de cores do escudo é simples, sendo composta pelas cores preto e branco, o que traz o título de alvinegro para o time.
Um fator interessante é que o Ponte Preta também é considerado o time mais antigo do Brasil a utilizar essas duas cores em sua composição.
O escudo é representado por listras pretas e brancas cortadas por uma faixa diagonal contendo as iniciais A.A.P.P. (Associação Atlética Ponte Preta).
Estabilidade ao Longo dos Anos: Como o Escudo do Ponte Preta Evoluiu
Após adquirirem muitos anos de atuação, é comum que muitos times optem por atualizar seus elementos gráficos, fazendo alterações nos escudos e uniformes ao longo do tempo.
Entretanto, mesmo tendo se passado mais de 100 anos desde sua origem, o Ponte Preta orgulhosamente ainda ostenta o mesmo escudo criado em 1908.
Essa é uma abordagem singular no cenário esportivo e evidencia que o time preza por sua origem, mantendo essa representação como uma lembrança viva de sua história.
Macaca: O Mascote do Ponte Preta
O Ponte Preta é um time esportivo que desde suas origens participou da luta contra o racismo no Brasil.
Um dos maiores exemplos de sua luta também está presente na mascote do time, que é fruto de uma história de ressignificação e resiliência.
Mesmo sendo um dos países mais miscigenados do mundo, infelizmente o Brasil sofreu muito com o racismo e isso também não foi diferente no esporte.
Quando o time entrava em campo, era muito comum que as torcidas adversárias recebessem os atletas com gritos usando o termo “Macacos” de forma ofensiva.
Entretanto, a torcida alvinegra resolveu adotar o termo como apelido, retirando o cunho ofensivo e abraçando-o para si a fim de ressignificá-lo positivamente, adotando a Macaca como a mascote do Ponte Preta.
Desde então, o maior símbolo do time tornou-se a Macaca, representada no feminino devido ao fato de ser uma Associação Atlética.
O time também adotou como um de seus mascotes o Gorila, onde atualmente os mascotes oficiais contam com uma família completa, tendo ainda dois pequenos filhotes, que fazem sucesso entre as crianças.
Uniformes do Ponte Preta que Marcaram História
Os uniformes do Ponte Preta sempre foram muito belos, representando as cores alvinegras do time e tornando-se motivo de orgulho não apenas para os atletas, mas para os milhares de torcedores ao longo dos anos.
Inicialmente o uniforme era composto por uma camisa de gola branca com listras verticais pretas e brancas.
Posteriormente, o time passou a utilizar apenas uma camisa branca com o escudo do clube na lateral direita.
Foi apenas em 1944 que oficialmente foi adotada a faixa preta que cobria diagonalmente a camisa.
Em 1947 a camisa foi radicalmente alterada, passando a ser totalmente preta, sem a faixa e apenas com uma gola branca e com o escudo do time.
Ao longo das décadas, o uniforme do Ponte Preta passou por diversas versões até chegar ao modelo atual, atualizado em 2015 para uma camisa branca com a faixa diagonal preta e o escudo no lado direito.
Mantenha-se Sempre Atualizado com as Novidades do Ponte Preta
O Ponte Preta é um dos clubes que conseguiu perdurar por mais de um século no Brasil, evidenciando que merece o respeito de todos os torcedores.
Desde sua origem em 1900, o Ponte Preta tem desempenhado um papel extremamente importante na representatividade do Futebol nacional, abrindo as portas para diversos atletas.
Embora o time não possua grandes títulos em âmbito nacional ou internacional, seu desempenho marca presença nos campeonatos que participa.
Se você é fã de carteirinha do Ponte Preta e quer estar por dentro de todos os jogos da Macaca, cadastre-se no Futebol Hoje e fique por dentro de tudo sobre as classificações do Ponte Preta.
Combine sua paixão por esse rico time com os nossos conteúdos específicos e não perca as maiores novidades do alvinegro de Campinas.
Perguntas Frequentes
Caso você ainda esteja com qualquer dúvida sobre o Ponte Petra, aproveite e veja também o nosso FAQ para consultar as respostas mais comuns.
Quando é o próximo jogo do Ponte Preta?
O Ponte Preta entra em campo neste dia 24, (domingo). Avai X Ponte Preta (Campeonato Brasileiro Série B) se enfrentam às 18:30 e você acompanha em tempo real aqui no Futebol Hoje.
Onde assistir ao jogo do Ponte Preta?
É possível assistir os jogos do Ponte Preta em canais de TV aberta e por assinatura e plataformas de apostas com o serviço de Live Stream.
Qual o maior ídolo da história do Ponte Preta?
O maior ídolo da história do Ponte Preta é considerado Oscar Sales, o famoso Dicá. Ele foi um grande jogador, fazendo um total de 154 gols para o time.
Quais os maiores títulos do Ponte Preta?
Os Maiores títulos do Ponte Preta são o Campeonato Paulista do Interior de 2009 e o Campeonato Paulista, vencido 3 vezes.