Racing - Placar ao Vivo, Resultados, Jogadores e Notícias
O Racing é um dos times mais tradicionais do futebol argentino, com dezenas de títulos e campeonatos internacionais que concedem ao time o título de O Grande Primeiro.
Com mais de 3,5 milhões de torcedores ativos, o time é um dos cinco maiores clubes da Argentina.
Nesta página, você acompanha os últimos resultados e as principais notícias sobre o Racing Club de Avellaneda e descobre tudo sobre a história do time, como os principais ídolos e títulos.
História do Racing: O Primeiro Grande
Nesta seção, vamos entender a história por trás de um dos cinco maiores clubes de futebol da Argentina, e todo o seu legado que torna o Racing um dos grandes nomes da atualidade.
Com sua torcida fanática, o Racing coleciona títulos e heróis, criando momentos históricos desde a era do amadorismo, sendo o grande campeão da época.
A seguir, vamos explorar a história, o surgimento do título “O Primeiro Grande” e o retorno do Racing aos campos em um dos momentos mais cruciais da história do time.
Além disso, vamos entender como o Racing é, hoje, uma das principais equipes do futebol latino americano.
O Campeão da Era do Amadorismo: Como Tudo Começou
O Racing Club de Avellaneda foi fundado em 25 de Março de 1903 na cidade de Avellaneda, em Buenos Aires, em uma época em que o futebol argentino se denomina hoje como a Era Amadora.
Com suas cores e escudo remetendo à bandeira da Argentina, o time entrou em campo com um futebol diferente do padrão britânico, visto até então, revolucionando a forma de jogar futebol.
Isso fez com que o Racing Club fosse o maior campeão da era do amadorismo, com o total de 9 títulos nacionais, sendo 7 deles consecutivos, além de duas Copas Aldao e uma Copa de Honor.
Logo no início da Era Profissional, o Racing entra para a história como o primeiro tri-campeão, vencendo os nacionais de 1949, 50 e 51.
Ao todo, foram dezoito campeonatos nacionais, seis internacionais e quinze taças nacionais, tornando o Racing um dos maiores vencedores da Argentina.
Talvez por isso, o time é conhecido pela sua torcida fiel, que o livrou da falência no final dos anos 90, se tornando o primeiro time de futebol argentino a ser administrado por uma empresa.
Quem Foram os Fundadores do Racing?
O Racing nasceu de uma fusão entre dois times da região de Avellaneda fundados anos antes, o Football Club Barracas al Sud e Colorados Unidos del Sud.
Neste encontro, os representantes de ambos os times decidiram unir as equipes para formar um novo time para a cidade.
Seu nome “Racing” foi definido após um dos fundadores, Germán Vidaillac, levar uma revista francesa de automobilismo de mesmo nome para o encontro.
Como Era o Mundo Quando o Racing Surgiu
O Racing surgiu na Era do Amadorismo na Argentina, época marcada entre o final do século XIX e o início da década de 30.
Dentre as mudanças da virada do século, o Racing enfrentou dificuldades na primeira década de sua fundação, entrando para a primeira divisão somente em 1910.
Durante os anos de amadorismo, o Racing se destaca pelo seu futebol que foge do padrão mundial da época, que era ensinado nas escolas britânicas.
Seu estilo continha mais força, com táticas mais desenvolvidas e com mais “vontade”, se diferenciando dos demais times da época que seguiam o estilo de jogo britânico. Anos depois, esse estilo de jogo ficou conhecido como uma marca do futebol argentino.
Não é à toa que o Racing foi o primeiro time heptacampeão da história da Argentina ainda na era amadora, além de ser o primeiro time campeão fora da comunidade britânica.
Nesta época o futebol se tornava parte da cultura argentina, paixão que integrava os nativos e os imigrantes que chegavam ao país.
Junto aos demais times argentinos, o Racing ajudou a estabelecer a base do futebol nacional, sendo um dos pioneiros no estilo argentino que vemos hoje.
Campeonato de la Asociación Argentina de Football: A Primeira Glória do Racing
O primeiro grande campeonato do Racing é o nacional ainda na era do amadorismo, ao todo foram 9 títulos no campeonato nacional, sendo 7 consecutivos, que deu o título de primeiro time heptacampeão da Argentina.
Apesar do time só ter destaque a partir da década de 1910, em 1912 o time leva a Copa de Honor Municipalidad de Buenos Aires e, logo em seguida 7 títulos nacionais no campeonato da Associação Argentina de Futebol.
Ao todo foram 24 pontos na primeira fase e 31 na segunda fase, vencendo o Club Atlético San Isidro por 2 a 0 na final do seu primeiro título.
Foi nessa época que a Racing conquistou o apelido de “La Academia”, após ser o primeiro – e único – time heptacampeão consecutivo do nacional na era do amadorismo.
Além dos títulos que vão de 1913 a 1919, o Racing também venceu o campeonato nacional em 1921 e 1925.
Neste meio tempo eles ainda venceram 9 copas nacionais, como o Campeonato Argentino Copa Dr. Carlos Ibarguren e a Copa de Honor.
Alberto Ohaco: O Primeiro Ídolo do Racing
Um dos grandes ídolos do Racing é o Alberto Ohaco, que entrou para o time apenas 3 anos após a sua fundação, em 1906, e se tornando parte do time principal em 1910.
Até hoje, Alberto segura o título como maior atacante da história do Racing, o craque possui a marca de 244 gols pelo time em 278 jogos, além dos 13 jogos disputados pela Seleção Argentina, onde marcou 7 gols, inclusive contra o Brasil vencendo por 4×2.
Durante o tempo em que vestiu a camisa do Racing, Ohaco venceu 20 campeonatos pelo time, sendo artilheiro em muitos deles.
Infelizmente, o ídolo não chegou a jogar durante a era profissional, se aposentando em 1923 e falecendo anos depois, em 1950, com 61 anos.
Anos 60: A Era de Ouro
Durante os primeiros anos da Era Profissional, o Racing teve um jejum que durou anos até as suas famosas vitórias consecutivas que deram ao clube o título de primeiro tricampeão nacional argentino em 1949, 50 e 51.
Mas foram os anos 60 que trouxeram a grande Era de Ouro do Racing, com a chegada do ex-jogador e agora treinador Juan Pizzuti em 1965.
Logo após a chegada de Pizzuti, o Racing conseguiu ganhar o campeonato nacional em 66 garantindo a sua participação na Copa Libertadores de 67, na qual o clube ganhou no histórico 2×1 contra o Nacional do Uruguai.
O Racing Campeão das Américas poderia disputar a Copa Intercontinental contra o Celtic, campeão europeu daquele ano.
Em um torneio de 2 jogos, no sistema ida e volta, o Racing e o Celtic jogaram a partida de desempate, onde o argentino venceu por 1×0 e dando ao Racing o primeiro título Intercontinental do Futebol Argentino.
Inclusive, desbancando o seu maior rival, o Independiente, que tentava o título há dois anos e era barrado pelo Milan.
Após esse feito, o Racing ganhou o apelido de “O Grande Primeiro” em alusão a sua conquista, sendo ovacionado por todos os torcedores da Argentina.
Anos 90: O time Decreta Falência
Entre os grandes títulos, o Racing enfrentou inúmeros jejuns de vitórias, dentre elas se destaca o rebaixamento para a Série B em 1983 em que o time só saiu anos depois em 85.
Mas este não foi o pior momento da sua história, pois em 1999 o time decreta falência, com uma dívida de mais de 30 milhões de dólares, impagável para a equipe naquela época.
No dia 4 de Março daquele ano, a justiça determinou a liquidação imediata do clube, ou seja, o Racing deixou de existir.
A medida foi regada a muitos protestos, onde milhares de torcedores do Racing se dirigiram para o estádio Presidente Perón para manifestar o seu amor pela equipe.
Três dias após o decreto, o Racing volta a ativa fazendo parte da Blanquiceleste S.A e se tornando o primeiro clube empresa, o dia 7 de Março ficou conhecido como “El día del hincha de Racing” celebrando o poder da torcida do clube.
É claro que havia uma condição, o Racing Clube deveria quitar a dívida em até 10 anos, o que foi cumprido em 2008.
Essa parte da história do time de Avellaneda pode parecer desesperadora, mas mostrou a força que a torcida do Racing tem, e até hoje os fãs do clube são conhecidos pelo amor que possuem pela camisa branco celeste.
O Racing Nos Dias de Hoje
Atualmente, o Racing sustenta o título como um dos cinco maiores times da Argentina e um dos mais importantes na América Latina.
De forma geral, o time apresenta bons resultados, com uma ótima média de vitórias nos campeonatos que participa, acumulando um bom número de pontos.
Apesar de não ganhar um torneio internacional há algum tempo, o clube vem se mostrando mais ativo nos últimos anos, vencendo a Superliga Argentina de 2019 e o Torneio dos Campeões em 19 e 22.
Como um dos times mais tradicionais, o Racing Club é conhecido por dar um certo trabalho para os adversários, e costuma ficar entre os melhores das edições, mesmo que nem sempre leve o pódio para casa.
Não é à toa que a equipe está sempre participando de campeonatos como a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana.
Mesmo conhecido pelas suas excelentes jogadas, o Racing Club não leva um troféu internacional desde 1988, o que torna o time sedento por uma vitória nos campeonatos.
Os Grandes Rivais
O Racing Club de Avellaneda faz parte dos cinco maiores clubes da Argentina, tornando os outros quatro os seus principais inimigos em campo.
Dentre eles temos o Independiente, River Plate, Boca Juniors e San Lorenzo de Almagro, tornando a rivalidade entre eles um clássico do futebol que chama a atenção de todos os espectadores do mundo.
Independiente: O Clássico de Avellaneda
Desde a fundação de ambos os times, o confronto é um dos mais importantes do mundo, sendo reconhecido em revistas internacionais de futebol.
O Clássico de Avellaneda, como é chamado, já teve mais de 235 partidas entre torneios e amistosos, e apesar do Independiente colecionar mais vitórias em campeonatos, o Racing Club possui um excelente saldo positivo de gols nos amistosos.
Até o momento existe mais de um século de confrontos entre os times, sendo o segundo clássico mais importante da Argentina.
O clima competitivo só aumenta quando lembramos que o estádio de ambos os times fica a cerca de 300 metros de distância, o que facilita a emoção dentro e fora da grama.
River Plate: O Grande Adversário
O River Plate coleciona confrontos com o Racing desde a fundação das equipes, com cerca de 86 duelos entre as duas equipes somente no Campeonato Argentino.
Apesar do River ter a melhor na maioria dos confrontos, o duelo entre os dois é histórico, já que ambas as equipes revolucionaram o futebol argentino desde o início dos jogos.
Com partidas muito decisivas e acirradas, o confronto emociona os torcedores em qualquer rodada, sendo um dos clássicos mais tradicionais da Argentina, havendo intensidade dentro e fora de campo, já que ambas as torcidas são apaixonadas.
Boca Juniors: Um Clássico Argentino
A disputa entre o Racing e o Boca data de mais de um século, sendo o primeiro confronto em 1911.
Por isso, a rivalidade entre os dois é marcada de muita emoção e costuma ser bastante acirrada, com placares decisivos se agravando nos últimos anos, em que ambas as equipes disputam lugares em torneios internacionais.
De forma geral, o confronto entre os dois é regado de emoções, com duas torcidas apaixonadas que tornam as partidas ainda mais eletrizantes.
As Maiores Conquistas do Racing
Competição | Títulos | Ano |
Copa Intercontinental | 1 | 1967 |
Copa Libertadores da América | 1 | 1967 |
Supercopa Sul-Americana | 1 | 1988 |
Copa Aldao | 2 | 1917, 1918 |
Copa de Honor | 1 | 1913 |
Campeonato Argentino – 1ª Divisão | 18 | 1913, 1914, 1915, 1916, 1917, 1918, 1919, 1921, 1925, 1949, 1950, 1951, 1958, 1961, 1966, 2001, 2014, 2018-19 |
Copas Nacionais | 12 | 1913, 1914, 1916, 1917, 1918, 1912, 1913, 1915, 1917, 1932, 1933, 1945. |
Trofeo de Campeones de la Superliga Argentina | 1 | 2019 |
Trofeo de Campeones de la Liga Profesional | 1 | 2022 |
Supercopa Internacional | 1 | 2022 |
Campeonato Argentino – 2ª Divisão | 1 | 1910 |
Os maiores títulos do Racing Club foram a Copa Libertadores e a Copa Intercontinental, ambas em 1967, são um dos principais campeonatos do time, e também podemos destacar a Copa Sul-Americana, em 1988.
Os Maiores Craques do Racing
Um dos apelidos do Racing é “La Academia” por uma razão, o time é conhecido por mostrar grandes nomes do futebol Argentino.
Veja alguns dos jogadores que fizeram história no clube:
Diego Milito: Um dos Grandes Nomes Internacionais
Milito entrou para o clube em 1999, ano da falência do Racing, mas isso não deixou abalar o jovem que amava o time.
Mesmo com um debute desfavorável, Milito deslanchou anos depois, em 2002, marcando 35 gols em 104 jogos e se tornando o artilheiro do Racing Club no século XXI, o goleador do time com apenas 4 campeonatos foi para a Europa pouco tempo depois.
Durante o tempo que passou na Academia, El Príncipe, como era chamado, viu todas as faces de um time, desde o período mais obscuro até a reviravolta em 2001 com o título da Apertura.
Juan Pizzuti: De Jogador a Técnico
Pizzuti foi um dos grandes nomes do Racing, tanto em campo quanto fora dele. Torcedor do arquirrival, Independiente, Pizzuti deixou as diferenças de lado ao conquistar os primeiros títulos após o tri, em 58 e 61 com 118 gols marcados pelo time.
Mas a sua maior história com o Racing Club foi anos depois, em 1965 quando se tornou técnico do time vencedor da Libertadores e da Copa Intercontinental.
Pizzuti é até hoje um dos principais jogadores do Racing, seja pela sua história como o quarto maior artilheiro do time, quanto pelo seu feito como treinador do Grande Primeiro.
Lisandro López: Um dos Grandes Destaques
Lisandro entrou no time argentino em 2003 e desde então teve 3 passagens pela Academia, somando mais de 78 gols pela camisa do clube.
Logo em seus primeiros anos, Lisandro chamou a atenção de clubes internacionais, e foi tentar a sorte no time do Porto, onde ficou por 4 temporadas até ir para Lyon.
López também defendeu a Seleção Argentina de 2005 a 2009 e voltou para o Racing anos depois em 2016.
Atualmente, o centroavante está no time argentino Sarmiento.
O Escudo do Racing: Primeira Aparição em 1929
O escudo de um time faz parte da sua identidade, com um grafismo básico, o emblema que adorna o peito dos jogadores do Racing possui um século de histórias.
Atualmente, o Racing conta com um emblema retangular com base ornamentada, listras verticais em branco e azul celeste, o nome “Racing” ao topo dentro da área do emblema e uma única borda azul-marinho ao redor do escudo.
Respeitando a história do clube e sua identidade centenária, o novo emblema foi desenvolvido internamente, a fim de modernizar e tornar a imagem mais agressiva.
Ainda assim, o escudo respeita a tradição de todos os símbolos que vimos nestes últimos cento e vinte anos de clube.
As Origens de Avellaneda: Como o Escudo do Racing Evoluiu
O escudo do Racing como vemos hoje só apareceu em 1929, até então o time usava um monograma com as iniciais R.C. em todos os uniformes e documentos.
Com as cores oficiais branco e azul celeste e ornamentações, o primeiro escudo aparece com bastões nas cores do clube, a cidade de Avellaneda e o nome completo “Racing Club”.
Mais tarde, em 1934, o escudo se assemelha ao que estamos acostumados agora, um emblema simples, com as faixas brancas e celestes e o nome do time na parte superior, nesta versão ainda é possível ver os ornamentos e o nome da cidade sede.
Dois anos depois, os ornamentos saem e só fica o escudo atual do time. As variações desde então são poucas, basicamente mudando as bordas do emblema.
Atualmente, ainda é possível ver uma borda azul escura ao redor do escudo, similar à versão de 1995.
Acadêmico: O Mascote do Racing
Com o histórico de ser um clube que revela craques para o mundo inteiro, o mascote do time é um acadêmico, um homem com as cores oficiais do Racing e uma lapela segurando uma faixa escrito “La Academia Racing Club”.
O Racing foi o primeiro clube na Argentina a estabelecer um futebol mais profissional, desenvolvendo jogadas e táticas mais avançadas para a época.
Isso fez com que o time ganhasse o apelido de Academia e fez com que seus jogadores e torcedores se chamassem de Acadêmicos, dando o surgimento do mascote.
Na década de 90, durante um período, o Racing teve o mascote “El Zorro” que simbolizava a astúcia e a vontade de lutar do time.
Uniformes do Racing que Marcaram História
A primeira camisa do Racing foi toda branca, na época para poupar custos com o uniforme, mas pouco tempo depois, em 1904, o time usou uma camisa com faixas amarelas e pretas, que foram substituídas por um quadriculado celeste e rosa.
Mas o uniforme oficial, com as faixas verticais azul celeste e brancas, surgiu somente em 1910, sendo uma homenagem à bandeira da Argentina como menção ao centenário da Revolução de Maio.
Com a popularidade do time, a camisa oficial se tornou esta, usada até hoje.
Atualmente, o time conta com dois uniformes alternativos, um preto com mangas em azul celeste e outro branco com um degradê em azul celeste partindo da parte superior da camisa.
Em todos os casos, o escudo se mantém ao lado esquerdo do peito, havendo variações somente nas edições especiais, como a centenária em 2003.
Mantenha-se Sempre Atualizado com as Novidades do Racing
Com sua história centenária, o Racing é um dos times mais tradicionais da Argentina, revelando craques e ídolos internacionais.
Aqui no Futebol Hoje, você acompanha todas as novidades sobre o Racing Club e o futebol argentino – e mundial.
Fique por dentro dos principais assuntos do Racing, como classificação, próximos jogos, campeonatos, ídolos e notícias!
Veja as estatísticas e acompanhe nossos palpites, se cadastre no site Futebol Hoje para saber tudo que acontece com a Academia.
Perguntas Frequentes
Ainda tem alguma dúvida sobre o Racing? Fique por dentro das principais respostas às perguntas mais comuns dos leitores sobre o clube!
Quando é o próximo jogo do Racing?
O Racing Club entra em campo neste dia 27, (domingo). Tigre X Racing Club (Campeonato Argentino) se enfrentam às 16:00 e você acompanha em tempo real aqui no Futebol Hoje.
Onde assistir ao jogo do Racing?
Você pode assistir aos jogos do Racing na ESPN e na Paramount+, além da Star+ para acompanhar os jogos da Libertadores.
No Futebol Hoje, você também consegue informações atualizadas sobre as transmissões dos próximos jogos do Racing!
Qual o maior ídolo da história do Racing?
Alberto Ohaco foi o maior ídolo da história do Racing Club, com 244 gols pelo time e 278 jogos vestindo a camisa do Academia.
Quais os maiores títulos do Racing?
Os maiores títulos do Racing são a Copa Libertadores e a Copa Intercontinental de 1967, além disso, o time conquistou a Copa Sul-Americana em 1988, sendo os maiores feitos internacionais do Racing.